É muito importante ter atenção ao Sistema Hidráulico no campo, pois qualquer problema ou falhas pode acarretar em perdas para o empresário no segmento.

O agronegócio desempenha um papel fundamental para a economia nacional e internacional. Quarto maior exportador de produtos agropecuários, os negócios do Brasil superam 100 bilhões de dólares, atrás apenas de União Europeia, Estados Unidos e China. 

A expectativa nos próximos anos é que o país se torne a principal referência na venda de alimentos, ajudando contra a insegurança alimentar. Informações assim ressaltam a importância do segmento, bem como sua busca por eficiência e produtividade. 

Para alcançar bons resultados, tudo precisa estar funcionando da maneira certa. O sistema hidráulico, por exemplo, não pode nem pensar em apresentar falhas, pois traria prejuízos ao campo devido à importância em diferentes esferas, da criação de gado à lavoura.

Quer entender melhor sobre esse sistema? Saber quais são os principais componentes que o formam? De que modo sua importância é fundamental no agro e as vantagens que ela possui? Continue a leitura do texto e descubra as respostas para esses e outros questionamentos.

O que é um sistema hidráulico?

Ao falar nele, muitas pessoas costumam associar apenas à irrigação. De fato, ele é muito importante nesse processo de desenvolvimento das plantas. Entretanto, também possui uma função essencial dentro das máquinas e dos equipamentos agrícolas.

Os primeiros sistemas do tipo surgiram no Brasil na década de 1970. Ainda eram marcados pela simplicidade, mas já conseguiam atingir o objetivo de aumentar a eficiência no campo. O desenvolvimento ao longo dos anos fez com que fossem usados de diferentes formas.

Funcionamento de um sistema hidráulico

Funcionamento de um sistema hidráulico

A partir dos anos de 1980 e 1990, houve um aperfeiçoamento dos componentes. A indústria investiu em formas de otimizar a vida dos profissionais e trazer melhorias na produtividade. Isso impactou até mesmo em mudanças no posicionamento dos itens na estrutura.

Hoje, é difícil imaginar a realização de qualquer ação sem um sistema hidráulico adequado, pois ele busca garantir agilidade e eficiência. Assim, leva a um aumento na produtividade em todas as etapas dos processos e em suas demandas.

Seu funcionamento se dá por meio da geração, controle e transmissão de energia através de fluídos pressurizados. Independente da variação de velocidade com que esses líquidos passam, o sistema tem a capacidade de garantir pressão e força constantes.

Componentes de um sistema hidráulico

Para entender a composição do sistema, você tem que ter em mente que são sete itens básicos. Eles atuam de maneira conjunta com o princípio de garantir a máxima performance em tarefas do campo que envolvem irrigação, tratores, entre outros equipamentos.

Confira os componentes logo abaixo:

  1. Atuador;
  2. Bomba;
  3. Motor;
  4. Unidade de potência hidráulica;
  5. Reservatório;
  6. Válvula controladora de pressão;
  7. Válvula de controle direcional.

Confira abaixo qual a função de cada um dentro do sistema hidráulico.

1. Atuador

Os atuadores podem ser rotativos, ou seja, em formato de cilindro, e até mesmo lineares. Desempenham um papel extremamente importante dentro do sistema, pois convertem a energia de trabalho dos fluidos em energia mecânica para ajudar a movimentar a carga.

2. Bomba

É considerada o “coração” de toda a estrutura. Sem ela, fica difícil imaginar de que forma iria acontecer o funcionamento correto. Isso porque é responsável por transformar energia mecânica em hidráulica, transmitindo o fluido para todo o sistema.

Máquina agrícola durante aplicação de produto no campo

Sistema hidráulico funcionando na lavoura

3. Motor

Depende de um fluido de alta pressão, geralmente um óleo, para funcionar dentro do sistema hidráulico. Sua principal função é garantir que a bomba se movimente, atuando em conjunto com outro componente para assegurar que tudo ocorra como planejado.

4. Unidade de potência hidráulica

Está diretamente ligada ao desempenho e à produtividade do sistema. O trabalho dela consiste em acionar o funcionamento dos fluidos que estão submetidos a altas pressões. Está ligada à relação entre a pressão de trabalho e a taxa de fluido.

5. Reservatório

O item tem a função de armazenamento. Isso significa que é o local onde está localizado o fluido, extraído durante o processo e transmitido a todo o sistema. Desse modo, ao terminar, retorna para o tanque onde estava anteriormente.

6. Válvula controladora de pressão

Sem essa válvula, a utilização do sistema hidráulico seria perigosa e impossível de garantir segurança aos envolvidos. Isso porque ela atua com intuito de reduzir a pressão do fluido, ajudando também a promover o equilíbrio com forças externas.

7. Válvula de controle direcional

O funcionamento é semelhante ao de um GPS, pois tem como função indicar os caminhos por onde o fluido costuma seguir. Apresenta portas cuja quantidade varia de acordo com as necessidades, ajudando na execução do trabalho e no funcionamento de modo correto.

Acesse e conheça os principais tipos e aplicações de mangueiras e conexões hidráulicas!

Vantagens do sistema hidráulico

Máquina agrícola com sistema hidráulico

O sistema hidráulico oferece uma série de vantagens para o trabalhador do setor agrícola.

Agora que você conhece o que é, bem como seus componentes, é preciso entender quais as vantagens. Afinal, esse tipo de sistema se tornou extremamente importante dentro do agronegócio e possui uma série de benefícios. Confira!

  • Precisão durante as aplicações;
  • Simplicidade no seu funcionamento;
  • Controle da velocidade do sistema;
  • Uso de menos peças, gerando mais economia de custos;
  • Segurança para o trabalhador e a cultura;
  • Facilidade na instalação;
  • Sistemas com menor de vazamentos;
  • Flexibilidade e precisão de controle;
  • Torques e forças constantes;
  • Ruídos menores.

Na agricultura, as vantagens de investir em um sistema hidráulico de qualidade estão diretamente relacionadas à produtividade. Ao usar a estrutura de maneira correta, os ganhos são muito bons, por isso que o investimento é importante para o setor.

  • Redução nos riscos de quebra de safra;
  • Desenvolvimento da plantação em meio à crise hídrica;
  • Acoplagem com implementos agrícolas nos tratores para aumentar a produtividade;
  • Controle de ângulos e profundidade em tratores junto ao solo;
  • Aumento no controle da velocidade do trator;
  • Melhor custo-benefício ao produtor agrícola;
  • Maior controle durante o processo de irrigação;
  • Redução de custos com mão de obra.

Entretanto, antes de optar por usar um sistema do tipo nas demandas, o empresário do campo tem que fazer um planejamento e se organizar. Assim, é necessário entender quais as suas necessidades, o melhor jeito de usar, como instalar e até mesmo o tipo de equipamentos.

Os equipamentos vendidos no Brasil, por exemplo, apresentam diferentes características e visam atender a variadas necessidades. Portanto, o profissional da área agrícola tem que analisar os modelos que melhor se encaixam às demandas disponíveis para as plantações.

Descubra o jeito correto de utilizar a mangueira hidráulica!

Linha Ciser by Axxionflex

A linha tem produtos com certificações reconhecidas em todo o mundo. Formada por peças de mangueiras e conexões hidráulicas, é submetida a rigorosos testes de qualidade para garantir que chegue sem defeitos. Usada principalmente nos ramos industrial e agrícola.

 

No campo, uma característica dos produtos Ciser by Axxionflex chama atenção: a alta durabilidade. Isso é muito importante, pois faz com que o sistema hidráulico precise menos de manutenção, já que o funcionamento acontece com maior precisão.

Há ainda outros pontos importantes, como a cobertura com alta resistência à abrasão, que protege contra o desgaste prematuro ocasionado pelo atrito, e nos casos dos terminais, o revestimento tem alta resistência à corrosão. Além disso, os produtos suportam grandes pressões, garantindo a produtividade da estrutura em todas as esferas.

Investir nas mangueiras e conexões hidráulicas da linha Ciser by Axxionflex traz segurança, resistência e garantia de qualidade aliada à produtividade no campo. Os ganhos no agronegócio vão se traduzir com um plantio mais eficiente e a máxima performance.

Ter um sistema hidráulico e identificar o funcionamento correto dos seus componentes é essencial ao trabalhar com produtos de qualidade. Desse modo, dá para buscar eficiência e minimizar riscos de outros problemas que trazem dor de cabeça ao empresário da área.

Acesse agora e faça um orçamento da linha Ciser by AxxionFlex na Loja Ciser!

Agronegócio: desafios e perspectivas pós-COVID-19