A trava porcas e parafusos é um adesivo anaeróbico com ampla disponibilidade no mercado, voltado para uso profissional ao atender soluções industriais no dia a dia.

As indústrias compõem quase 20% do PIB (Produto Interno Bruto), o que corresponde a R$1,6 trilhão, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um fator essencial para atingir esses números é a alta produtividade aliada à eficiência entre os trabalhadores.

Isso se dá pela rotina que existe dentro do segmento, principalmente pela presença de maquinários e equipamentos. São responsáveis pela execução das operações, portanto é fundamental que todos estejam com a manutenção em dia e as melhores peças disponíveis.

Um desses produtos é a trava porcas e parafusos. Ela apresenta modelos para as mais diferentes finalidades, mas que têm o mesmo objetivo: garantir uma fixação com segurança e, assim, permitir a máxima performance do maquinário para as soluções industriais.

Quer conhecer mais detalhes sobre ela? Entender quais são as suas principais características? Descobrir os diferentes modelos, para que são usados e em que situações devem ser aplicados? Continue a leitura do conteúdo para saber outras informações a respeito.

O que é a trava porcas e parafusos?

Esse item faz parte da linha de adesivos anaeróbicos da Ciser. O fato de ser anaeróbico significa que sua cura acontece na ausência de oxigênio. A aplicação deste modelo de adesivo é muito simples e trás segurança para sua montagem.

Trava porcas e parafusos durante o uso

Os adesivos da trava porcas e parafusos da Ciser têm três versões: baixo, médio e alto torque.

O processo de secagem tem início em, aproximadamente, 20 minutos após a conclusão da montagem. Esse procedimento aplicado entre peças roscadas elimina folgas, absorve vibrações e evita que ocorra afrouxamento entre as partes.

Desse modo, o grande objetivo é evitar que ocorra o desprendimento do fixador. Imagine uma betoneira, comum na construção civil e que costuma provocar intensa vibração ao funcionar, podendo levar a porca a se soltar.

A aplicação correta, feita pelo profissional da indústria, do trava porcas e parafusos, proporciona eficiência e segurança, criando uma junta resistente a choques e vibrações. Por esta razão, é um item muito usado em ambientes profissionais, principalmente para soluções na indústria metal mecânica.

Para atender às mais diversas aplicações e resistências, os adesivos são apresentados em três versões:

  • Baixo torque;
  • Médio torque;
  • Alto torque.

Baixo torque

Na linha de adesivos anaeróbicos, é possível encontrar o modelo Cis 121 para essa finalidade. O baixo toque deve ser usado em situações em que o trabalhador da indústria vai precisar desmontar uma máquina ou um equipamento com frequência.

Isso porque esse tipo de travamento vai colar, fixar e absorver a vibração como acontece normalmente. Entretanto, a desmontagem é muito mais simples por parte do profissional, sem a necessidade de danificar o fixador aplicado.

Médio torque

Já os modelos de trava porcas e parafusos de médio torque podem ser encontrados nas versões CIS 142 de uso geral e CIS 143 para maior resistência à vibração. São recomendados para máquinas que precisam de manutenção em períodos mais longos ou para ações pontuais.

É indicado para situações em que o profissional precisa aliar resistência dos parafusos a uma frequência menor de desmontagem. Ao mesmo tempo, demanda uma alavanca e uma força maior para realizar esse processo na hora de desmontar.

Alto torque

Ao contrário dos outros dois tipos, esse modelo de travamento busca realizar a fixação de um modo permanente. Caso o profissional faça o diagnóstico de que não vai precisar fazer a desmontagem em nenhum momento, esse é o modelo mais recomendado para a situação.

Se o profissional identificar a necessidade de desmontagem, ele vai ter um pouco mais de trabalho. Só dá para fazer isso ao cortar ou usar um maçarico, aquecendo até que aconteça a soltura completa das peças, este processo danifica e inviabiliza o reuso dos itens.

Este modelo está disponível em duas versões. A CIS 171, indicada para roscas finais, e a CIS 177, utilizada para folgas maiores.

Cabe aos profissionais envolvidos na indústria analisar quais as necessidades dentro do segmento e como será feito o uso da trava porcas e parafusos. Isso possibilita que seja feito um melhor planejamento, atendimento às diferentes demandas e uma utilização correta do item. 

Trava porcas e parafusos faz parte da linha de adesivos anaeróbicos da Ciser.

A linha de adesivos anaeróbicos da Ciser ajudam a garantir uma melhor fixação durante seu uso.

Copa Truck e Stock Car

Presente nas principais modalidades do automobilismo brasileiro, a Ciser traz seu produto às pistas. Na Copa Truck, nossa marca patrocina a Usual Racing, de Djalma Pivetta e Felipe Giaffone, enquanto na Stock Car, estamos com a Full Time Sports de Rubens Barrichello e Rafael Suzuki.

Dessa forma, a trava porcas e parafusos é usada durante e depois das corridas a fim de fornecer maior segurança aos pilotos. Ela atua para impedir que as peças se soltem mesmo submetidas à vibração e provoquem acidentes que coloquem em risco os competidores.

Por que escolher trava porcas e parafusos da Ciser?

Há diversas opções no mercado com uma ampla variedade voltada para soluções da indústria. Entretanto, optar pelos modelos da linha da Ciser traz resultados melhores em comparação aos concorrentes, principalmente pelas vantagens que apresenta.

  • Maior rapidez durante o processo de cura (secagem);
  • Peças que possuem maior resistência;
  • Melhor relação de custo-benefício por meio de um preço acessível;
  • Minimiza o risco de problemas ao evitar o desprendimento de peças;
  • Maior eficiência;
  • Qualidade e confiabilidade maiores no processo de aplicação;
  • Considerado um item de segurança para quem está envolvido no projeto.

Além disso, a trava porcas e parafusos da nossa marca é submetida a rigorosos testes de segurança e qualidade para atestar a eficiência do produto. Isso respaldado pelos processos dentro da empresa que é referência dentro do segmento de fixadores há mais de 60 anos.

Nossa marca investe em pesquisas para o desenvolvimento das melhores soluções do mercado. A intenção é inovar para que os clientes de diferentes segmentos possam ser contemplados com produtos que tragam maior eficiência e produtividade no dia a dia.

O trava porcas e parafusos da Ciser pode ser usado de diferentes formas.

Existem diferentes vantagens que tornam a trava porcas e parafusos da Ciser ideal para seu projeto.

Desse modo, é ideal assegurar que as pessoas envolvidas nessas áreas fiquem satisfeitas com os itens oferecidos pela Ciser. Isso acontece por meio de processos atestados por certificações nacionais e internacionais responsáveis por garantir confiabilidade e qualidade.

Leia e saiba por que o parafuso de rosca soberba é uma ótima opção para madeira!

Cuidados durante a aplicação

O principal ponto de atenção envolve a aplicação, mas ocorre antes do processo em si. Isso porque o profissional que vai usar o adesivo anaeróbico precisa estar ciente de qual é a sua necessidade para selecionar o modelo correto e não cometer erros.

Desse modo, não corre o risco de errar no uso e prejudicar a eficiência do produto. Se você vai precisar desmontar a máquina, por exemplo, mas usa o travamento de alto torque, isso então vai representar uma grande dor de cabeça na hora de resolver.

Além disso, não esqueça de tomar cuidado logo ao começar e realizar a limpeza do material em que vai trabalhar. É fundamental remover as sujidades do local com auxílio de um desengraxante em spray que ajuda a tirar os materiais não solúveis em água. 

No caso do modelo CIS 177, indicado para questões que envolvem alto torque e folgas maiores, mesmo se houver algum tipo de sujidade ainda dá para fazer a aderência. Entretanto, o mais indicado é sempre manter o mais limpo possível a fim de melhor rendimento.

Ter esses cuidados pré uso é fundamental, pois vai potencializar o poder de ação do trava porcas e parafusos.

Acesse agora mesmo e conheça as soluções da Ciser em sua linha química!

A Fantástica Fábrica de Fixadores