Entenda de que forma as diferentes fendas atuam nos conjuntos de fixação e a utilidade de cada modelo

Ainda que possam passar despercebidos, os fixadores estão em todos os lugares. É isso mesmo, essas pequenas e aparentemente simples peças fazem parte da maior parte dos itens que utilizamos no dia a dia, seja no próprio produto final ou em seu processo produtivo. Já parou para pensar nisso?

E, você sabia que existem características específicas nessas peças que as diferenciam? Essas diferenças de modelos, tamanhos, formatos, materiais e revestimentos são pensadas de acordo com a aplicação do parafuso, e o mesmo vale para outros componentes do conjunto de fixação, como as porcas e arruelas.

Uma das características que diferem especificamente nos parafusos são as fendas. Localizadas na cabeça do parafuso, você já deve ter reparado que podem ter formas distintas, que acabam exigindo uma chave de encaixe adequada.

Mas, por que essas diferenças entre as fendas? Primeiro, entenda que são elas que, de fato, possibilitam a rotação do fixador. As fendas são cavidades próprias para o encaixe de chaves e ponteiras, que são as ferramentas próprias para manipular a fixação.

E, assim como os parafusos em si, elas também têm formatos variados, com características e vantagens próprias em sua aplicação, sendo as mais comuns a fenda simples, fenda Phillips e sextavada interna, também chamada de Allen. E é justamente sobre isso que vamos falar!

Confira as principais fendas de parafuso e quais as suas aplicações

1. Fenda Simples

Também conhecida como fenda reta ou tradicional, é o mais popular de todos os encaixes de parafuso, e também o mais antigo. Sabe-se que o parafuso de fenda foi patenteado pela primeira vez no século XVIII e, a partir daí, aperfeiçoamentos foram sendo desenvolvidos,  tanto no corpo do fixador quanto na fenda de encaixe, acompanhando o surgimento de novas aplicações.

A fenda simples cria um sulco único e reto na cabeça do parafuso, de uma extremidade à outra, e atua em conjunto principalmente com as chamadas chaves de fenda que, por serem as mais populares chaves manuais, não costumam acompanhar o termo “simples” ou “reto” no nome. 

A vantagem é que, por ser o tipo mais tradicional, também facilita na hora de encontrar a ferramenta certa. Além disso, outra vantagem é uma menor probabilidade de espanar essa fenda, por meio do arredondamento interno. Em contrapartida, porém, uma desvantagem é que, na aplicação de uma pressão mais elevada, a ponta da chave pode deslizar lateralmente para fora do parafuso, dificultando o trabalho, ou mesmo causando acidentes. Por isso, tenha cuidado!

Fenda simples

2. Fenda Phillips

Já a chave de fenda Phillips, mais conhecida apenas como chave Phillips, é a ferramenta manual utilizada nos parafusos que possuem dois sulcos que se cruzam, imprimindo uma cavidade em forma de cruz sobre a cabeça da peça.

Esse tipo de fenda foi a principal evolução da forma simples, pensada para resolver problemas de escape, especialmente nas aplicações que exigem maior torque. Com encaixe mais profundo e sem fuga lateral nos sulcos, esse formato é capaz de acoplar a chave com muito mais firmeza e segurança.

Por esse motivo, os parafusos com fenda Phillips são encontrados hoje na maioria dos eletrodomésticos e móveis, que são itens de uso rotineiro e, por isso, necessitam de um aperto mais forte para garantir sua fixação prolongada.

Pensando nisso, vemos que a chave Phillips é essencial em qualquer caixa de ferramentas também, assim como a chave de fenda. Tendo essas duas em mãos, é possível resolver a maior parte dos problemas de consertos e reparos do a dia a dia.

Outro ponto importante a observar neste caso é a variedade, sendo possível encontrar chaves em diferentes comprimentos de cabo e espessura de ponta, acompanhando os possíveis locais de aplicação e tamanhos de parafuso, respectivamente.

Temos diversas opções de jogos de chaves e outras ferramentas manuais disponíveis na Loja online Ciser, confira!

3. Fenda Allen

A fenda Allen também pode ser chamada de sextavada interna, ou apenas sextavada, ou ainda de hexagonal, referindo-se ao seu formato de hexágono.

As chaves manuais correspondentes a essa fenda são normalmente encontradas com a haste em metal dobrada em formato de “L”. O mais comum também é que sejam vendidas em kits, com diversos tamanhos, o que torna o conjunto bastante versátil.

Seu uso mais comum é nas oficinas mecânicas, especialmente na montagem e conserto de bicicletas, mas também são muito úteis na manutenção de carros, podendo alcançar algumas aplicações domésticas nesse sentido também, e até mesmo em empresas de móveis e fabricantes de certos eletrodomésticos.

Vários chaves de fenda, lado a lado

4. Fenda Pozidriv

Essa fenda se assemelha muito à Phillips, e pode-se dizer que se trata de uma evolução do seu conceito em cruz, com o acréscimo de um X no entremeio, ou seja, em vez de quatro, são oito linhas de cavidade irradiando do centro, o que confere ainda mais segurança ao encaixe e melhora o torque.

Os dois modelos, no entanto, não devem ser confundidos, pois a utilização da chave errada pode estragar o encaixe e espanar o parafuso, impedindo a sua aplicação ou afrouxamento.

Apesar da maior segurança, essa fenda não é uma opção de fácil substituição à Phillips na indústria, considerando que o seu processo de fabricação é mais complexo e requer mais etapas, o que acaba aumentando custos e, consequentemente, o valor de mercado. Com isso, fixadores que levam essa fenda são priorizados em aplicações que demandem alta prevenção contra escapes, como é o caso dos autoatarraxantes para madeira, na movelaria, principalmente.

Conheça o Parafuso Fixer Pozidriv da linha moveleira da Ciser!

5. Fenda Torx Estrelada

Com seis pontas dispostas em formato de estrela, essa fenda é também conhecida apenas como fenda torx, fenda estralada ou hexalobular, podendo lembrar também um tipo de flor arredondada. 

Por sua disposição de encaixe bastante complexa, é capaz de tolerar intensidades de torque até mais altas que a própria Pozidriv. Além disso, a chave de encaixe possui ponta achatada, o que acentua ainda mais essa precisão de giro.

A principal aplicação da Torx são os brinquedos, computadores e outros itens eletrônicos, mas também pode ser encontrada nas indústrias de um modo geral.

6. Fenda Multidentada

Algo que já podemos supor pelo nome é que essa fenda possui formato dentado, podendo apresentar de 8 a 12 dentes no total. Já o formato da chave de aplicação manual se assemelha às chaves Allen, uma haste de metal dobrada em “L”.

Outra semelhança com as chaves Allen é a aplicação mecânica, especialmente na indústria automotiva, sendo este o seu principal uso, por sua elevada precisão, segurança de fixação e o formato adequado para tais funcionalidades.

Fenda multidentada

 

E aí, gostou das informações?

Lembrando que o uso da chave incorreta para o tipo de fenda pode causar transtornos na execução do serviço e ainda comprometer toda a tarefa e usabilidade da sua fixação, além de poder representar um risco à sua segurança. Por isso, se precisar, leia novamente cada descrição e não deixe de seguir.

Os parafusos enferrujaram e você não sabe como resolver? Além da chave certa, você vai precisar seguir algumas dicas simples . Confira este conteúdo que preparamos para te ajudar a tirar o parafuso enferrujado!

A Fantástica Fábrica de Fixadores