Conheça os modelos e aplicações do parafuso autobrocante, que possibilita a fixação da peça em uma única operação.

O parafuso autobrocante, também conhecido como ponta-broca ou apenas brocante, tem como principal característica a ponta com geometria de uma broca, que proporciona a capacidade de executar o furo e o rosqueamento em uma única aplicação.

Esse tipo de parafuso é muito utilizado na construção civil, incluindo a fixação de coberturas e telhas, estruturas metálicas, placas de gesso e paredes de drywall.

A seguir, conheça os principais tipos de parafusos autobrocantes.

Tipos de parafusos autobrocantes 

Os tipos de parafusos ponta-broca são desenvolvidos de acordo com a sua aplicação. Partes do parafuso como a cabeça, fenda, pescoço e forma da rosca variam para se adaptar da melhor forma a cada necessidade. Também existem os modelos com arruelas de vedação fixa e móvel. Entre eles estão:

Parafuso Drywall: Fixação da placa de gesso acartonado em perfil metálico.

Parafuso OSB Cabeça Chata: Fixação de placas de OSB e placas delgadas de concreto (cimentícia) em perfis metálicos.

Parafuso Cabeça Sextavada: Fixação de painéis em estruturas de perfis de aço.

Parafuso Ponta-Broca com asas: Fixação de placas de cimentícia tipo superboard.

Parafuso Flangeado com Fenda Phillips: Montagem de painéis e estruturas de telhado.

Parafuso Telha com Arruela EPDM: Fixação de telhas nas terças metálicas e de telha com telha, conhecida principalmente como costura.

Veja também: Anatomia do Parafuso

 Cuidados na escolha do fixador 

Ao escolher o fixador mais adequado para cada necessidade, é essencial considerar a espessura de perfuração. Ou seja, toda a altura que será perfurada, que pode ser formada por uma ou várias chapas, outros materiais e até mesmo suas folgas. 

É importante lembrar que a espessura do material não deve ser maior que o comprimento do sulco da broca, pois isso pode causar a quebra do parafuso.

Agora que você já conhece melhor o parafuso autobrocante, conheça também a Linha Fast da Ciser!

Linha Fast 

O diferencial da Linha Fast é seu alto desempenho na aplicação. Com parafusos autobrocantes que possuem melhorias na geometria da ponta (Fast Point) e boa resistência mecânica, a fixação se torna muito mais rápida. Com menor esforço, o aplicador sofre menos fadiga, reduzindo o tempo de montagem e da entrega das obras.  

Além de aplicações mais rápidas e seguras, a linha também oferece outros benefícios, incluindo excelente custo-benefício e revestimento Ruspert, que proporciona resistência à corrosão em ambientes severos.

 A Linha Fast pode ser aplicada em telha costura, terça metálica, terça de madeira, telha em viga, telha zipada, telha de fibrocimento e telha termoacústica, também conhecida como telha sanduíche.

Confira o nosso catálogo de produtos completo!

A Fantástica Fábrica de Fixadores