Entenda de que forma cada modelo da ferramenta pode se encaixar em situações do trabalho e da rotina, melhorando o desempenho

As ferramentas manuais são populares por sua versatilidade e por serem essenciais em importantes rotinas de trabalho, desde o uso na construção civil, marcenaria, instalações elétricas, artesanato e até nas pequenas reformas ou reparos.

E, os alicates são um dos queridinhos em qualquer caixa de ferramentas. Seja para segurar, dobrar ou cortar, essa versátil ferramenta está disponível em diversos modelos diferentes, especialmente pensados para alcançar variadas aplicações e auxiliar inúmeros trabalhos.

Especialmente nos trabalhos elétricos, os distintos tipos podem ter muita serventia, como o corte de fios para emenda, para desencapar partes de cabeamento ou mesmo na hora de criar junções de fios.

Como vimos, são muitas as utilidades. Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais alicates para explicar seu uso com mais detalhes, para te ajudar a escolher aquele que mais se encaixar às suas necessidades.

E aí, ficou curioso? Então continue lendo para entender!

Veja os principais tipos de alicate para facilitar as rotinas de trabalho

1. Alicate Universal

É a versão mais popular e mais utilizada, tanto profissionalmente quanto no ambiente doméstico. Isso porque, como já diz o próprio nome, alcança uma infinidade de usos e serve à execução de muitas tarefas de corte, flexão e aperto de peças e materiais, dentre outras.

Alicate universal - um dos tipos de ferramenta mais úteis

2. Alicate Bomba d’Água

Também conhecido como Alicate Bico de Papagaio, com um formato de bico que lembra muito o da ave, esse modelo é usado, sobretudo, na área hidráulica, para a instalação, consertos, reparos e manutenção de encanamentos, torneiras, chuveiros e registros em geral, e para apertar canos. Além disso, também serve muito bem para certos equipamentos e para torcer porcas em conjuntos de fixação.

Veja aqui mais detalhes sobre todas as nossas ferramentas manuais.

3. Alicate Bico Longo

O alicate do tipo Bico Longo é próprio para pontos de difícil acesso de um modo geral. Também pode ser muito útil na manipulação de fios e cabos nos trabalhos elétricos, devendo-se, no entanto, ter o cuidado de verificar a corrente neste caso, pois pode, ou não,ser equipado com proteção contra corrente ativa.

Pessoa usando alicate bico longo em arame

4. Alicate Bico Curvo

Outro amigo dos eletricistas é o modelo com bico curvado, também indicado para reparos elétricos em fiações e instalações diversas, justamente porque o modelo do bico facilita o acesso em pontos mais complicados de alcançar. A depender do ângulo da aplicação, pode-se optar pelo Bico Curvo ou Bico Chato.

Está gostando? Conheça esses modelos de alicate disponíveis em nossa Loja Online.

5. Alicate Corte Diagonal

Sua função é o corte de pregos, fios, arames e partes de peças metálicas mais finas. Alguns modelos podem contar, ainda, com isolamento elétrico, sendo necessário conferir a instrução do fabricante antes de aplicar em corrente ativa.

Alicate modelo corte diagonal

6. Alicate de Pressão

O principal diferencial desse modelo é o seu sistema mecânico de trava, possibilitando adicionar pressão durante a aplicação, em graus reguláveis e de acordo com a necessidade da situação.

Além da pressão, também serve para casos em que é necessário unir peças e mantê-las presas uma junto à outra, como nas ações de solda e certos tipos de corte, por exemplo. Outra aplicação ainda é o afrouxamento de roscas, para certos tipos de peças e fixadores.

Por sua funcionalidade mais complexa, é normalmente utilizado em trabalhos mais robustos, que não possam ser realizados de forma mais prática com modelos de alicates mais simples, como o universal.

Alicate de pressão da Ciser

7. Alicate Multiuso

São tidos como ferramentas multifunção, ou seja, agregam diversas funcionalidades em uma única peça e, com isso, alcançam múltiplas aplicações e muita praticidade. As principais funções que podemos citar nesses casos, são:

-Alicate, normalmente o modelo de cabeça universal;

-Chave de fenda simples;

-Chave de fenda Phillips;

-Serra, lima, faca, furador e cortador de fios;

-Abridor de latas e garrafas.

Em contrapartida à diversidade de usos, a desvantagem seria a simplicidade de cada uma dessas funções, considerando se tratar de uma ferramenta compacta. Com isso, sua serventia é considerada exclusivamente para casos mais excepcionais do dia a dia, sendo pouco práticas, ou muitas vezes inúteis, para o uso profissional.

Ainda assim, vale muito a pena manter uma versão na bolsa ou porta-luvas do carro, para emergências e situações inesperadas.

Conheça o modelo de alicate multiuso com 12 funções Ciser by WorkPro!

E aí, gostou?

Agora, quando for executar suas tarefas, seja profissionalmente ou em casa, ou até mesmo para presentear alguém, você já sabe qual é o alicate certo a escolher!

Por fim, lembre-se: utilizando o modelo correto, e sempre seguindo as instruções do fabricante, temos como resultado uma maior segurança e eficácia nos trabalhos.

Além disso, se você trabalha profissionalmente com marcenaria, ou ainda no varejo para este segmento, temos uma  super dica de ferramentas especiais e que levam toda a tradição de qualidade da Ciser. Confira aqui com todos os detalhes!