Entenda os fatores que envolvem o bom funcionamento de um sistema hidráulico e os benefícios disso para o seu negócio.

Como já levantado por aqui algumas vezes, as conexões hidráulicas são essenciais no transporte de água e fluídos como ar, gases, produtos químicos, óleos e combustíveis nos mais diversos segmentos, desde a indústria ao agronegócio.

Inclusive, no que tange a economia nacional, sabemos o grande papel que estes dois segmentos, por exemplo, representam para o desenvolvimento e o crescimento do país.

Sob esse olhar, não podemos deixar de analisar, então, como a parte hidráulica está diretamente atrelada aos mercados que movimentam a economia brasileira.

De modo que não se trata apenas de pequenas peças para conduzir fluidos, mas sim de equipamentos que influenciam de forma direta o desempenho de máquinas e sistemas de produção, vedando as ligações entre tubos e máquinas para evitar possíveis vazamentos de substâncias.

Neste artigo vamos auxiliar você a entender como escolher a conexão hidráulica correta para seu segmento e tudo que é preciso levar em consideração para ter a força hidráulica como uma aliada do seu negócio. Continue lendo!

O papel das conexões hidráulicas nos mais variados segmentos

Versatilidade é a palavra que traduz bem as conexões hidráulicas, úteis em diversos segmentos. Estas são utilizadas desde processos de fundição até mesmo para a conservação de comida. 

Existe encanamento e a necessidade de transferência de fluidos? Existe a necessidade de conexões hidráulicas.

Em outras palavras, ter um sistema hidráulico em pleno funcionamento significa também manter os negócios e seus rendimentos ativos.

Leia também: Conheça os principais tipos e aplicações de mangueira hidráulica e conexões

Conexão hidráulica

Conexões hidráulicas no agronegócio

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, somente no ano de 2020, o agronegócio foi responsável por 48% das exportações brasileiras, isso porque quando o assunto é agricultura, o país é considerado o maior produtor de soja, café, suco de laranja e açúcar.

Na pecuária, o cenário não é muito diferente: o Brasil está no ranking como terceiro maior produtor de carne bovina e de frango do mundo.

Agora você se pergunta “o que isso tem a ver com as conexões hidráulicas?” Tudo. 

Seja no plantio, na colheita ou até confinamento e trato diário com os animais, o agronegócio depende de maquinários como colheitadeiras, pulverizadores, reservatórios e muitos outros que funcionam a base de força hidráulica.

Isso significa que para o bom funcionamento desses equipamentos se faz necessário uma atenção especial às manutenções de suas conexões hidráulicas, assim como as peças ali utilizadas.

Além de optar por peças com certificações de qualidade e segurança, uma atenção redobrada que você pode ter neste segmento é na escolha dos engates para sistemas hidráulicos de alta pressão, onde uma opção satisfatória de custo-benefício pode se dar por meio do uso de Engate Rápido ISO A nos modelos Push Pull e Cone.

Ambos não só contam com um corpo de aço de alto carbono, com tratamento térmico para serem resistentes ao desgaste, como também com acabamento superficial zincado branco.

Leia também: Entenda a importância dos sistemas hidráulicos na agricultura

Conexão hidráulica de trator

Conexões hidráulicas na Indústria

Outro setor que merece destaque quando falamos sobre conexões hidráulicas, é o industrial. Como já se sabe, sistemas hidráulicos usam líquidos pressurizados para gerar, controlar e transmitir energia, algo muito útil nos processos fabris das indústrias.

Assim, o uso de conexões hidráulicas de qualidade proporciona mais precisão, força e controle de velocidade e de deslocamento nas aplicações industriais. O que contribui para a otimização de processos e eficiência de produção.

Por falar em eficiência, uma característica que não se deve dissolver do segmento industrial e que merece sua total atenção é a segurança, tanto visando o bem-estar do seu capital humano, quanto evitando prejuízos e possíveis acidentes.

Por isso, na escolha dos engates para sistemas hidráulicos de alta e super pressão de equipamentos como prensa e injetores, por exemplo, o que se recomenda é o uso de Engate Rápido ISO B Cone.

Este tipo de conexão hidráulica além de contar com um corpo de aço e alto carbono, é altamente resistente ao desgaste devido seu tratamento térmico, evitando vazamentos e proporcionando um custo-benefício positivo.

Conexões hidráulicas em maquinários

Expandindo a observância da presença de conexões hidráulicas, encontramos esses produtos em diversos tipos de maquinários, como por exemplo nos caminhões de lixo que realizam a coleta nas cidades, máquinas de perfuração de solo e até escavadeiras de construção. 

Por estar presente é um leque vasto de maquinários e usos, as conexões hidráulicas devem ser desenvolvidas a partir de materiais resistentes, duráveis e de qualidade, evitando assim falhas e prejuízos financeiros.

Não pode ocorrer um mínimo vazamento de fluídos e, para tanto, escolher produtos que seguem essas recomendações é o primeiro passo para ter mais eficiência no seu negócio. 

O que levar em consideração na escolha da conexão hidráulica

Como já dito anteriormente, conexões hidráulicas estão presentes nos mais diversos tipos de segmentos e maquinários. Por isso, o primeiro passo para escolher a melhor conexão hidráulica para sua necessidade é levar em consideração os seguintes pontos de atenção:

  • Tipo de equipamento ou maquinário;
  • Fluido a ser transportado pela conexão hidráulica;
  • Nível de pressão que a conexão hidráulica suportará;
  • Vida útil do equipamento ou maquinário;
  • Quantidade e quais itens necessários para a conexão;

Tendo isso em mente, fica mais fácil encontrar o produto certo para seu sistema hidráulico, desde mangueiras às conexões, como capas, terminais, flanges e adaptadores. 

Outro ponto importante é atentar para as certificações que os produtos possuem, garantindo a confiabilidade e segurança. A linha Ciser by Axxionflex, por exemplo, conta com selos reconhecidos internacionalmente, como o ISO, o MSH e o SAE.

Como realizar a manutenção do sistema hidráulico

Assim como é necessário o uso de peças de qualidade, com durabilidade e resistência garantidas, para manter a máxima performance e eficiência do seu sistema hidráulico, é extremamente importante investir na manutenção do mesmo.

Manutenções periódicas são a melhor forma de manter bom funcionamento e se adiantar quanto a possíveis panes ou problemas na parte hidráulica. Para isso, vale ficar atento a alguns cuidados essenciais:

  • Verificação de vazamentos;
  • Despressurização do sistema hidráulico;
  • Troca de conexões de forma segura e por peças de confiança/originais;
  • Evitar o uso de mais de uma vedação nos O-rings;
  • Limpeza dos equipamentos e peças;
  • Evitar cigarros ou todo e qualquer tipo de chama próximo aos vazamentos.
  • Contratação de mão de obra capacitada.

Benefícios de escolher a linha Ciser by Axxionflex

A Ciser está sempre em busca de levar inovação e tecnologia para seus clientes. Prova disso é a linha Ciser by Axxionflex, criada em parceria com a empresa norte-americana, que atua há mais de 30 anos no ramo de soluções hidráulicas.

A união entre essas duas fabricantes resultou numa linha exclusiva de produtos voltados para o sistema hidráulico, composta por mais de 2.500 itens (mangueiras e conexões).

Todos os produtos da linha Ciser by Axxionflex passam por rigorosos testes de qualidade em ambientes que exigem super alta pressão e zero vazamentos, o que contribui não só para o aperfeiçoamento de cada peça, como também para comprovar sua qualidade e eficiência.

A alta durabilidade dos produtos é outro diferencial da linha que a torna única no universo da hidráulica, sendo resistentes à corrosão e contando com um excelente acabamento, o que resulta no ganho da confiança do consumidor que preza por qualidade e eficiência.

Quer acompanhar mais conteúdos e novidades da Ciser? Conheça e nos acompanhe também em nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no Linkedin e também no YouTube!

Produtos mais vendidos na Ciser