A montagem de estruturas metálicas demanda alguns cuidados, desde o transporte até a escolha e aplicação de fixadores.

As estruturas metálicas estão por toda parte, seja em ginásios esportivos, estádios, pontes, palcos para eventos e outros locais. Entre as principais vantagens do uso de estruturas metálicas na construção civil, estão a redução no tempo de execução da obra, maior liberdade para o sistema construtivo, proporciona um canteiro de obras mais organizado e, por ser um produto industrializado, possuem rigorosas medidas de controle de qualidade.

A montagem de construção metálica é um serviço que demanda mão de obra especializada, além da utilização de equipamentos como gruas e guindastes. A seguir, confira 5 cuidados essenciais para a fixação de estruturas metálicas com segurança e qualidade.

 

Blogpost_5_Cuidados_Especiais

1. Transporte seguro

Em geral, a estrutura metálica é toda feita na fábrica e, por isso, o transporte é um aspecto importante a ser considerado. É preciso levar em conta o tipo de veículo mais adequado, de acordo com o tamanho e peso da estrutura, além do melhor trajeto, incluindo fatores como a distância, tempo e condições da estrada.

Dessa forma, é possível garantir que a estrutura não sofra danos durante o transporte e seja entregue na data prevista para o início da montagem, evitando atrasos.

 2. Armazenamento adequado

Depois de chegar ao local, o material precisa ser armazenado até o final da montagem da estrutura. É recomendado considerar um bom local para isso. Além de ter espaço o suficiente para armazenar todo o material sem interferir na obra, é importante não empilhar uma quantidade maior de metal do que a indicada pelo fabricante, evitando que a estrutura seja danificada. Outra boa dica é separar as peças com o uso de madeira, facilitando seu içamento.

O combate à corrosão também é um cuidado durante o armazenamento. É importante que o metal não fique parcialmente enterrado nem submerso, evitando o contato com água e resíduos, que podem interferir na preservação do material. Além disso, o aço é 100% reciclável, então poderá ser reaproveitado futuramente em caso de boa conservação.

3. Equipamento correto

Imagem mostra estruturas metálicas

Para a montagem de estruturas metálicas, são utilizadas máquinas pesadas. Os equipamentos incluem guindastes e gruas, utilizadas para o içamento vertical e, em alguns casos, grupos geradores, compressores de ar, entre outros.

Ao escolher os equipamentos, é necessário levar em conta o tipo de estrutura metálica e também o local em que ela será instalada. Qual é a altura e peso da estrutura? O solo suporta o peso do equipamento? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas.

 4. Escolha de fixadores

O cuidado na obra começa antes mesmo de colocá-la em prática, incluindo também a escolha bem pensada dos materiais que vão fixar toda a sua estrutura metálica, incluindo as paredes estruturais. No mercado, há diversas opções de modelos e materiais. Veja alguns a seguir:

Fixadores para estruturas metálicas

A principal diferença entre os parafusos para aplicação geral e os de estruturas metálicas é o tamanho da cabeça e comprimento do corpo, que geralmente é menor. Essa característica permite deslocar a rosca para fora, exceto quando são peças finas externas adjacentes à porca.

Além dos parafusos A325, a Ciser também oferece um sistema de fixação com controle de tensão, ainda mais avançado do que os convencionais.

Fixadores para cobertura metálica

Também há conjuntos de parafusos específicos para fixar telhados em estruturas metálicas, formados por parafusos auto atarraxantes com ponta broca, cabeça com flange especial e arruela de vedação em EPDM, montada. Eles perfuram, atarraxam e vedam a estrutura de uma só vez, garantindo segurança e estabilidade até mesmo em inclinações.

Os produtos da linha Ciser são feitos com aço de baixo carbono cementado e temperado que evita deformações. Já o acabamento superficial é de organo metálico com base aquosa, zinco e alumínio. Este aço é resistente à temperaturas de até 250°C, corrosão e solventes e fluidos hidráulicos.

A estrutura metálica pode ser aplicada com o uso de soquetes magnéticos e parafusadeira com controle eletrônico de velocidade.

Linha Fast

Além da linha convencional, também vale a pena conhecer a linha Fast, que tem um dos melhores desempenhos do mercado! Os fixadores são aplicados em telhas metálicas ou translúcidas em terças de aço, das mais diversas espessuras.

Com o tempo de perfuração reduzido, o desempenho do produto é melhor, a ferramenta utilizada para a aplicação desgasta menos, o operador não fica tão cansado e a entrega da obra ainda se torna mais rápida. Outra vantagem é o revestimento de alta resistência à corrosão e a arruela de EPDM, que suporta altos índices de oxidação e desgaste em ambientes corrosivos.

 5. Aplicação de fixadores

Homem fixando um telhado

Com as etapas anteriores garantidas, chegou a hora da aplicação. Para isso, é interessante contar com uma parafusadeira que tenha regulador de profundidade, já que ela vai evitar que o parafuso fique muito frouxo ou muito apertado. Em ambos os casos, a fixação fica comprometida.

No caso da cobertura metálica, a aplicação mal feita favorece o aparecimento de infiltrações e goteiras na cobertura. O parafuso muito apertado, por exemplo, pode deixar a telha amassada, o que contribui para o acúmulo de resíduos.

Além disso, outro cuidado é aplicar a quantidade correta de fixadores, de acordo com o tipo de telha. Essa recomendação é do fabricante e é muito importante, pois o espaçamento incorreto nas telhas pode gerar frestas entre elas, que permitem maiores aberturas para a passagem de luz e até tornando-as suscetíveis à ação do vento forte, que pode arrancar um telhado mal posicionado.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar e conhece os benefícios que as estruturas metálicas proporcionam, é só escolher os fixadores ideais para os seus tipos de projetos e tirar a obra do papel.

Conheça também os principais tipos de parafusos, que podem ser aplicados em aço e outros materiais.

 

Todos os direitos reservados.

Produtos mais vendidos na Ciser