Conheça a porca borboleta, um dos tipos mais comuns e frequentemente usados, saiba quais as principais aplicações e dicas na hora de comprar.

Quando pensamos em elementos de fixação, os parafusos logo vêm à mente, não é mesmo? Eles são fundamentais para os projetos, mas dependem das porcas para o correto funcionamento. Um dos modelos mais comum usados é a porca borboleta.

As porcas são peças com formato de anel. Em seu interior há algumas ranhuras (rosca) que servem para rosquear os parafusos e deixá-los firmes. Elas podem ser feitas de materiais diversos, como cobre, alumínio e aço. Ela pode ter diferentes formatos e tamanhos, dependendo do seu uso.

São responsáveis pela estabilização do conjunto, funcionado como uma “trava” para os fixadores. Desta forma, garantem que eles não sairão do lugar, o que torna os projetos mais seguros.

Continue a leitura do texto e conheça mais sobre esse modelo também conhecido como porca de orelhas. Descubra quais as principais explicações, suas características e também dicas para a hora da compra.

Aplicações da porca borboleta

Apresenta um formato diferentes das demais porcas. Isso porque apresenta duas saliências, uma de cada lado, parecidas com duas asas. Esse formato facilita os apertos manuais durante a execução do trabalho.

Características assim tornam a peça ideal para projetos que precisam ser montados e desmontados com frequência. A aplicação acontece sem a necessidade de utilizar ferramentas, sempre de um jeito mais simples. Em situações assim, o processo de encaixe e remoção de peças é fácil.

Conheça também os principais tipos de parafusos.

Desenho mostrando a anatomia da porca borboleta

Anatomia da porca borboleta explicada.

Como utilizar o sistema?

Além da porca, para garantir maior eficiência na fixação, o conjunto (parafuso + porca + peça) deve ser acompanhado de arruelas. Elas são uma espécie de discos metálicos que ficam entre as duas outras peças.

Seu uso ajuda na distribuição da força de aperto das partes montadas, diminuindo as chances de afrouxamento no parafuso ou desgaste prematuro.

As porcas, junto com os outros materiais, podem ser utilizadas em diversos projetos, servindo para auxiliar na fixação de utensílios domésticos, máquinas industriais, equipamentos eletrônicos, veículos e construções.

Cada um dos modelos tem uma finalidade. No caso da porca borboleta, ela é um pouco maior que as demais, então não é ideal para todos os projetos. É importante, portanto, ter clareza sobre seus planos antes de fazer a compra.

Leia também e descubra 7 tendências que você precisa conhecer da indústria moveleira

Dicas para comprar porca borboleta

Agora você já sabe para que serve esse modelo de porca e como ele deve ser usado. Descubra também dicas do que levar em consideração na hora de comprar. Assim, você minimiza possibilidades de dores de cabeça.

1. Saiba onde a peça será usada

Antes de comprar uma porca, pesquise bem sobre o projeto em que ela será usada. Quais os materiais das peças que precisam ser unidas? Será necessário desmontá-las em algum momento? A utilidade do modelo?

Existem diversos modelos de porcas no mercado e é importante escolher o que foi desenvolvido especialmente para a aplicação que você deseja fazer. Afinal, comprar errado pode atrasar o projeto e ainda atrapalhar os planos.

2. Procure saber sobre a qualidade do produto

Embora os fixadores não costumem ficar muito aparentes confira se eles são de qualidade. Isso influencia bastante o resultado final dos projetos. Há porcas de diferentes tipos e acabamentos, procure por opções com materiais que aumentam a vida útil das peças.

A Ciser usa a nanotecnologia para tornar os seus produtos mais resistentes. Usando o Nanotec®, um selante de nanotecnologia que cria uma camada na superfície das peças, o risco de que os produtos sejam danificados por atrito e altas temperaturas diminui bastante.

3. Procure saber se outras peças são necessárias

Antes de sair às compras, garanta que você está adquirindo o número certo de peças para seu projeto. Como você já sabe, pode ser preciso usar arruelas junto com os parafusos e as porcas. Pesquise os materiais necessários para uma instalação segura e de qualidade.

Tem um projeto em mente e quer encontrar bons materiais para colocar em prática? A Ciser é a maior fabricante de fixadores da América Latina. Por isso, oferece linhas completas de parafusos, acessórios e produtos personalizados, garantindo qualidade e segurança nas aplicações.

A porca borboleta apresenta uma função extremamente útil, principalmente para quem busca dar maior agilidade aos projetos. Entretanto, antes de comprar ou fazer qualquer coisa, pense em qual vai ser a utilidade. Isso minimiza a possibilidade de erros, e permite maior assertividade.

Encontra tudo o que você precisa, conheça os nossos produtos na Loja Ciser!

A Fantástica Fábrica de Fixadores