Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Por Ciser Publicado em 27 de agosto de 2019
Atualizado há 1 ano

Há muitos tipos de parafusos no mercado, são diferentes materiais, tamanhos e formatos. Mas você sabe como escolher o melhor para cada aplicação? Veja a seguir.

Os parafusos podem passar despercebidos, mas eles estão em praticamente todo lugar. Basta precisar montar um móvel, consertar um automóvel ou realizar uma obra em casa que as pequenas peças rapidamente retomam à lembrança e se tornam parte essencial das mais variadas situações.

Tão diversos quanto suas aplicações são os tipos de parafusos. Em meio a tantos nomes, opções de materiais, tamanhos e formatos, é comum ficar confuso sobre qual deles é a melhor escolha. É para esclarecer essas dúvidas e facilitar o momento da compra que preparamos o conteúdo a seguir. Continue lendo para saber mais.

Como identificar o tipo de parafuso?

Antes de escolher entre os tipos de parafusos, é importante saber como fazer sua identificação. Num geral, os principais fixadores são compostos por cabeça, fenda, pescoço, rosca e ponta. Em alguns casos, nem todas as partes estão presentes. 

São as características dessas partes que diferenciam os parafusos entre si, permitindo que cada um deles seja mais adequado para determinadas aplicações. 

Em alguns casos, o próprio nome do fixador remete a uma ou mais de suas partes, como é o caso do parafuso sextavado e do parafuso sextavado rosca soberba. Outros nomes são inspirados na sua própria aplicação, como o parafuso máquina e o parafuso madeira. 

Gráfico como todos os tipos de parafusos que a Ciser trabalha

Quais os principais tipos de parafusos?

Cada tipo de parafuso é mais indicado para determinadas necessidades, e não faltam opções para cada uma delas. Confira os tipos de parafusos e conheça suas principais características e aplicações a seguir.

Parafuso Sextavado

O parafuso sextavado tem esse nome por conta da sua cabeça com 6 faces. Há, ainda, diferentes fixadores nessa categoria, com variação de rosca, que pode ser inteira ou parcial, grossa ou fina.

Esse modelo é muito usado em construções e reparos e pode ser encontrado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.

Parafuso Auto Atarraxante

O parafuso auto atarraxante possui uma ponta cônica e pontiaguda. Como possui rosca mais fina e cortante, em alguns casos não é preciso fazer um furo prévio na peça em que ele será aplicado.

Sua principal indicação de uso é para a fixação de chapas metálicas, desta forma ele é utilizado em móveis tanto de chapas quanto tubulares, mas não nos materiais de MDF. Para este tipo de móvel, o mais indicado é o parafuso Fixer.

O parafuso auto atarraxante também pode ser utilizado com buchas de nylon e ser aplicado até mesmo em paredes de alvenaria, concreto e drywall.

Parafuso Allen ou Sextavado Interno

O parafuso Allen é outro modelo do sextavado. Nesse caso, os seis lados estão em sua fenda, por isso ele também é conhecido como sextavado interno. 

Sua principal aplicação é na indústria, seja em máquinas, equipamentos ou ferramentas de usinagem. Ele também é muito utilizado em motores e maquinários internos.



Parafuso Sextavado Rosca Soberba

O modelo sextavado conta, ainda, com a versão de rosca soberba, que está de forma parcial ou inteira no corpo do parafuso. Ele é muito utilizado em portas, cercas e portões de madeira. Esse tipo de parafuso também pode ser aplicado no concreto, por meio de buchas de nylon.

Parafuso Francês

O parafuso tem cabeça abaulada, similar ao formato de um cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada que permite travar o parafuso quando ele é aplicado em furos quadrados ou redondos na madeira.

Entre suas diversas possibilidades de aplicação, estão o uso em carrocerias de caminhão, bancos de jardim, pallets, placas, cercas e escadas de madeira, incluindo o corrimão, entre outros.

Parafuso Máquina

Utilizado em peças metálicas finas, geralmente possui fenda simples ou Philips, sendo usado com porca ou furo roscado. Além de ser aplicado em maquinários variados, serve para fazer conexões metálicas e em eletrodomésticos..

Parafuso para madeira 

aplicação de parafuso em chapa de madeira

O parafuso para madeira possui uma ponta cônica e pontiaguda, com a rosca mais larga. Esse formato é a melhor opção para a fabricação e montagem de móveis e outras estruturas de madeira, como a utilização no ramo da construção civil, para a fixação de caixilhos de portas e esquadrias de janelas fabricadas em madeira, fixação de dobradiças e rodapés. Além disso, também podem ser realizados com buchas de nylon para fixação de objetos em paredes de concreto e alvenaria.

Parafuso Fixer

A Ciser ainda oferece o parafuso Fixer, que foi especialmente desenvolvido para o segmento moveleiro. Ele é ideal para a fabricação e montagem de móveis em madeiras leves (pinus e aglomerados) e também em MDF. 

A partir da tecnologia da linha, é possível garantir mais resistência e melhor desempenho nas aplicações, além de maior qualidade, alta produtividade e mais durabilidade dos produtos. Há vários acabamentos disponíveis, incluindo o bicromatizado, zincado preto, zincado branco e niquelado. Os itens são produzidos em aço baixo carbono, cementado, com a rosca autocortante tipo Chipboard e Fenda Phillips.

Parafuso Plastciser

O Plastciser também faz parte dos nossos parafusos exclusivos. Esse modelo de fixador é indicado para a utilização em polímeros e componentes plásticos. 

Sua aplicação inclui o uso em indústrias de eletrodomésticos, como batedeiras e liquidificadores, de refrigeração, eletroeletrônicos, móveis (para puxadores de gaveta), automotiva (na lanterna do carro), entre outras.

Além dos nove tipos de parafusos que apresentamos, existe também o parafuso prisioneiro, parafuso passante, parafuso de pressão, entre outros tipos. Para saber um pouco mais sobre o tema, confira nossos conteúdos exclusivos sobre fixadores

Maior fabricante de parafusos da América Latina

Você sabia que a Ciser oferece linhas completas de parafusos e acessórios e é a maior fabricante de fixadores da América Latina? Os fixadores incluem construção civil, linha agrícola, autopeças e bikes, móveis, máquinas, energia solar e outras aplicações diversas. Além de todas as nossas linhas atenderem às mais diversas necessidades do mercado, cada um de nossos fixadores é desenvolvido para oferecer o melhor desempenho possível, proporcionando aplicações mais seguras e com um ótimo custo-benefício. 

Eles também são produzidos de acordo com normas e especificações internacionais, que comprovam o alto padrão de qualidade dos produtos, independente de suas características. Veja as nossas certificações de qualidade

Conheça, também, toda a linha de produtos Ciser e encontre exatamente o que precisa para a sua necessidade!

A Fantástica Fábrica de Fixadores