Descubra 4 práticas que podem aumentar a sua produtividade e diminuir o desperdício de tempo e recursos.

Toda empresa quer crescer, ampliar o seu público e aumentar o seu lucro. Para isso, é preciso conquistar novos clientes, atender a demandas maiores, garantir a qualidade dos produtos e reduzir custos na indústria. Assim, a organização consegue melhorar o custo-benefício de suas ofertas e oferecer preços mais competitivos.

Mas como reduzir custos sem comprometer a qualidade dos produtos? Esse pode parecer um grande desafio a princípio, mas há diversas formas de aprimorar processos e tornar as operações industriais mais econômicas. Quer saber como ter gastos menores e continuar produzindo com qualidade? Neste artigo, veja 4 estratégias para diminuir os custos de produção.

1. Invista na capacitação de colaboradores

É fundamental que os colaboradores saibam usar corretamente os equipamentos e as ferramentas que têm à disposição para produzirem com qualidade. Investir na capacitação dos profissionais, portanto, é uma forma de reduzir o desperdício de materiais, a quantidade de equipamentos danificados, a ocorrência de acidentes e os erros na produção.

Algumas formas de manter os colaboradores capacitados são: oferecer treinamentos quando eles forem admitidos, fazer reuniões coletivas com frequência e oferecer cursos sobre novas ferramentas, tecnologias e temas relacionados à produtividade, que ajudem na organização profissional.

Essas medidas são uma forma de melhorar a performance dos colaboradores e de deixá-los motivados, aumentando a sua produtividade.

2. Reduza gastos com materiais

Para produzir gastando menos é importante que você preste atenção no custo dos seus materiais na linha de produção e outras áreas. Nesse sentido, é muito importante ter parcerias com bons fornecedores, que entreguem produtos com o melhor custo-benefício, com matéria-prima de qualidade e dentro do prazo que você precisa. Você pode trabalhar com organizações e profissionais da sua região, o que diminui os gastos com transporte e ainda estimula a produção local. Outra medida bastante eficaz é comprar materiais em grande escala, pois é comum obter descontos ao adquirir várias unidades de um mesmo produto.

Quer encontrar bons parceiros? Saiba como escolher o fornecedor ideal para o seu negócio.

3. Garanta a segurança do trabalho

As normas Regulamentadoras (NR) exige que práticas da segurança no trabalho sejam respeitadas

Investir em segurança do trabalho pode poupar dores de cabeça futuras

Investir em segurança do trabalho, apesar de ter um custo, pode ajudar a poupar dinheiro e tempo. Quando os colaboradores estão seguros, há menos chances de que acidentes aconteçam. Consequentemente, há menos gastos com a compra de novos equipamentos, a contratação de novos profissionais, com licenças médicas e indenizações concedidas pela justiça e com profissionais e estratégias para reparar a imagem da empresa.

Além de trazer vantagens para o empregador e seus colaboradores, fazer esse investimento é necessário para que a organização esteja de acordo com a lei. As normas Regulamentadoras (NR) exigem que algumas práticas sejam adotadas obrigatoriamente pelas empresas. Um exemplo é a NR 06, que orienta as empresas a fornecerem Equipamentos de Proteção Individual — EPI — gratuitamente aos seus empregados. 

4. Use as tecnologias digitais a seu favor

Com a indústria 4.0, as tecnologias digitais chegaram para ficar, e estão trazendo diversas possibilidades para as empresas. A Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (AI), o Big Data, a automação industrial e a robótica são algumas inovações que podem tornar as cadeias produtivas mais eficientes e baratas. 

O Big Data, por exemplo, conta com equipamentos inteligentes que são capazes de armazenar e avaliar um grande volume de dados. Essa tecnologia oferece informações importantes para a tomada de decisões. A automação de processos, por sua vez, permite que a produção aconteça por mais tempo, já que as máquinas podem funcionar por 24h, e diminui a ocorrência de erros. 

A Internet das Coisas também é uma inovação que permite a realização de várias tarefas com pouca intervenção humana. Isso porque ela conecta aparelhos e objetos à internet, permitindo que eles estejam em contato uns com os outros. Ou seja, uma máquina pode coordenar a outra, agilizando o processo de produção.

Outro exemplo de tecnologia que pode ser usada são as virtualizações, como a realidade aumentada. Ela funciona com o auxílio de simuladores que permitem a interação entre ambientes físicos e virtuais. Com o auxílio de aparelhos eletrônicos, é possível oferecer treinamentos dentro da própria indústria, por exemplo, e visualizar produtos antes que eles estejam prontos.

Para cortar gastos é muito importante que você conheça bem as suas finanças, entendendo o custo de cada produto, dos materiais, dos serviços, de manutenção e com os funcionários. Como você viu neste artigo, é possível reduzir custos na indústria e manter a qualidade dos seus produtos adotando algumas técnicas que otimizem a sua produção.

Quer saber mais sobre como aumentar a sua produtividade e diminuir o desperdício de tempo e recursos? Conheça 5 metodologias para reduzir custos de produção na indústria!

Gestão de produção na indústria 4.0