Como pintar madeira é sempre uma dúvida que martela na cabeça de quem está fazendo uma obra em casa ou um projeto de DIY (Faça Você Mesmo).

Antes de começar um projeto DIY, do inglês Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, você deve pensar em como fazer. Isso serve para construir algo do zero ou renovar seus móveis para que tenham uma nova cara. Uma dúvida muito comum que surge é como pintar madeira.

O material geralmente é usado na execução de projetos do tipo. A modalidade consiste em a própria pessoa realizar uma pequena construção, renovação ou reparo. Desse modo, não precisa consultar a ajuda de ninguém, como um profissional especializado.

Isso se torna um divertimento, pois permite passar o tempo e ainda extrapolar a curiosidade. Além de dar uma nova cara a móveis antigos, por exemplo, também tem como construir objetos do zero – pequenas estantes, prateleiras, peças de enfeites etc.

Uma alternativa para pintura em madeira é a tinta spray. Quer saber como ela pode ser extremamente útil? O jeito correto de realizar o procedimento? Assim como o passo a passo para pintar o objeto? Continue a leitura e descubra mais informações sobre o tema.

Qual a melhor tinta para pintar madeira?

Saiba como pintar madeira em projetos de DIY com as tintas spray da Ciser

As tintas spray da Ciser podem ser usadas para diferentes finalidades, incluindo pintar madeira.

Hoje, os móveis e outros objetos podem ser feitos de madeira maciça, MDF, entre outros materiais. O primeiro é altamente resistente e com durabilidade elevada. Por isso, deve ser usada em lugares que receberão maior peso, principalmente como mesas e cadeiras.

Por outro lado, o MDF apresenta maior uniformidade em sua composição. Essa característica facilita trabalhos de montagem, reparos e renovações, como no caso do DIY. No entanto, por ser um pouco mais frágil, você deve tomar cuidado na maneira como usar.

Uma recomendação na hora da pintura destes materiais é a utilização da tinta spray. Isso porque ela apresenta características e vantagens importantes que facilitam o trabalho de execução do projeto. Não há sequer a necessidade de um pincel.

Entre os benefícios de saber como pintar a madeira com uso dessa linha química podemos citar:

  • possibilidade de um trabalho rápido;
  • uso em ambientes internos ou externos;
  • melhor custo-benefício;
  • praticidade na hora de pintar;
  • menor incidência de respingos e gotejamentos;
  • brilho intenso;
  • secagem mais rápida.

A Ciser conta com mais de 40 opções de cores para você escolher a que melhor atende suas necessidades. Uma ampla variedade que permite fazer diferentes modificações nos móveis, renovar e dar sua cara ao projeto com um novo estilo.

Leia também: Principais aplicações da tinta spray!

Quais os cuidados ao pintar em madeira com tinta spray?

Lembre sempre de tomar todos os cuidados ao realizar a aplicação da tinta spray em madeira. É fundamental tomar medidas que garantam um bom acabamento do projeto e, desse modo, o trabalho possa ser concluído sem grandes problemas:

  • máscaras e luvas ajudam a proteger dos gases e névoa;
  • trabalhe em um ambiente ventilado;
  • garanta que o ambiente seja amplo;
  • use sempre jornais e panos velhos para cobrir superfícies próximas, evitando que a névoa os atinja;
  • caso entre em contato com os olhos, lave-os com água corrente e procure um médico;;
  • siga as orientações do fabricante indicadas no rótulo.

Diferença da pintura na madeira crua e no MDF

A madeira costuma ser uma aliada no ambiente doméstico, principalmente na decoração. O tipo madeira crua é muito conhecido para quem busca adotar um tom mais rústico, apresentando ampla variedade de tons.

Pode ser usada em diferentes ambientes, desde sala e cozinha até quartos, banheiros e área externa. Desse modo, se houver qualquer tipo de brilho no material, como verniz ou tinta anterior, não se esqueça de lixar antes de qualquer coisa.

Na sequência, passe a primeira mão e espere secar, conforme orientações no rótulo do fabricante. Caso considere necessário, dê uma nova demão e aplique selante e verniz para deixar seu material ainda mais brilhante.

Já a pintura em MDF segue etapas semelhantes, mas tem algumas diferenças. O primeiro passo é fazer a limpeza da peça com auxílio de um pano para facilitar a pintura. Entretanto, existem alguns modelos desse tipo de madeira que não precisa lixar.

Você pode ter um melhor rendimento se usar tinta branca. Passe uma demão, espere secar, e passe uma outra na sequência. Isso proporciona melhor rendimento na coloração final ao usar a tinta. Não esqueça de aplicar um verniz para aumentar a durabilidade.

Saiba como escolher o modelo de parafuso ideal para madeira!

Siga os passos para ter sucesso na pintura da madeira com tinta spray.

Seguir os passos para pintar madeira é essencial a fim de ter um bom resultado final com a tinta spray.

Passo a passo de como pintar em madeira

Se você quiser aproveitar os benefícios que a tinta spray oferece na hora da execução, é preciso entender como pintar a madeira do jeito certo. Por isso, seguir os seis passos abaixo é fundamental para uma boa performance da linha química.

1º passo: escolha o ambiente

Para realizar a pintura, é fundamental escolher um ambiente tranquilo e longe de outros móveis. Um lugar em que você possa fazer sujeira sem problemas. Não esqueça também de forrar com jornal ou panos velhos, pois facilita no momento da limpeza.

2º passo: deixe o material liso

Na sequência, o que você precisa fazer ao usar esse tipo de tinta na madeira é lixar a superfície (caso não seja do tipo crua). Com auxílio de uma lixa massa/madeira Ciser, retire todas as imperfeições e deixe o mais liso que puder. Isso então vai facilitar durante o trabalho de pintura.

2º passo: faça a limpeza correta

Depois de terminar o processo, não esqueça de passar um pano seco para limpar o pó que pode ter ficado após lixar. Se a quantidade for muito grande, considere a possibilidade de utilizar um aspirador de pó. Assim, você também diminui o tempo de remoção.

3º passo: selecione a tinta para pintura

Terminado o processo de limpeza, é hora de escolher qual a cor da tinta spray que você vai usar. Existe uma ampla variedade para definir aquela que melhor se encaixa às necessidades e preferências. Lembre de agitar bem a latinha, em movimentos circulares, para que a esfera da lata não danifique a válvula, após isso é só aplicar.

4º passo: passe a primeira demão

Para passar a primeira demão, realize um movimento de maneira uniforme. Comece sempre de baixo para cima, seguindo pela mesma direção em movimento de vai e vem. Ao fazer a pintura da madeira dessa forma, você diminui a chance da tinta escorrer.

5º passo: aguarde pela secagem

Ao terminar a primeira demão de pintura, é fundamental deixar a tinta secar para ver como o trabalho ficou. O tempo necessário para aguardar está indicado no rótulo do fabricante na lata de tinta spray. Siga as orientações conforme indicado.

6º passo: termine o projeto

Pode ser que a primeira demão não seja suficiente para o resultado esperado na aparência do objeto, isso é normal. Portanto, não tenha medo de repetir o procedimento a fim de corrigir imperfeições caso necessário. Por fim, aplique verniz para deixar ainda mais brilhante.

Descobrir como pintar a madeira com tinta spray vai dar uma nova cara aos móveis ao deixar mais brilhantes. Além disso, para quem gosta da prática do DIY, o item também é uma oportunidade de embelezar os projetos da maneira que quiser.

Quer colocar a mão na massa com o DIY? Descubra um revendedor Ciser próximo de você!

Produtos mais vendidos na Ciser