Confira o passo a passo de como pintar com tinta spray e descubra toda a versatilidade e praticidade desse tipo de produto.

Já imaginou colorir, personalizar ou reparar os mais diversos tipos de objetos de forma rápida e prática? É exatamente esse o objetivo da tinta spray. Além de ser muito fácil de aplicar, a versão em spray possibilita espalhar o pigmento de modo uniforme, o que garante alta cobertura e um ótimo acabamento.

Outra vantagem da tinta spray é a sua versatilidade, afinal, ela pode ser aplicada em vários tipos de materiais, com diferentes efeitos. A seguir, conheça as suas principais aplicações e veja o passo a passo de como pintar com tinta spray.  

O que pintar com a tinta spray?

A tinta spray permite aplicação nos mais diversos objetos e superfícies, podendo ser utilizadas para projetos artesanais, itens de decoração, eletrodomésticos, móveis, brinquedos, bicicletas e muito mais.

Se você tem dúvidas sobre como pintar com tinta spray, saiba que ela pode ser utilizada em materiais como:

  • ferro;
  • aço;
  • alumínio;
  • e madeira.

Com toda essa versatilidade, as possibilidades são várias: você pode dar uma cara nova a um objeto de decoração, pintar os pés da mesa com uma cor diferente ou reparar uma geladeira mais antiga que já está com a pintura descascando.

Com um pouco de inspiração e criatividade, é possível transformar todos os ambientes da casa!

Além da pintura, alguns tipos de tinta spray possuem outras finalidades. Por exemplo, proteger contra a ferrugem — no caso da tinta spray com efeito metálico que também preserva contra a alta temperatura.

Por isso ela também é indicada para aplicação em objetivos e superfícies metálicas expostas ao calor. Sua camada protetora garante resistência a até 600°C. Assim, como para a pintura de rodas automotivas e escapamentos de motocicletas.

Como pintar com tinta spray

Saber como pintar com tinta spray pode até ser simples e rápido, mas ainda assim é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Confira o passo a passo abaixo e entenda tudo o que precisa para seu projeto ser um sucesso!

1. Escolha a tinta spray ideal

Nem toda tinta spray serve para todos os tipos de superfícies. Por isso, o primeiro passo é escolher o tipo certo de tinta para o material que você deseja pintar. 

A tinta spray para uso geral costuma funcionar para uma boa parte dos objetos, mas se a sua necessidade for mais específica, como o efeito metálico ou resistência à altas temperaturas, é mais indicado utilizar tintas que proporcionem essas características.

 2. Prepare a superfície

Antes de aplicar a tinta spray, é essencial preparar a superfície a ser pintada. Para isso, é necessário eliminar a poeira, gordura e outros resíduos. Além de limpar, alguns materiais também devem ser lixados e receber uma camada de fundo de preparação. Dessa forma, você garante mais aderência da tinta e o acabamento fica melhor.

 3. Siga o modo de aplicação correto

Com a tinta spray certa e a superfície de aplicação preparada, você pode começar a seguir os seguintes passos:

  • Etapa 1: proteger o local onde será feita a aplicação, forrando o piso com jornais ou tecidos velhos;
  • Etapa 2: agitar bem o produto, garantindo que ele seja totalmente misturado para funcionar com a máxima eficácia;
  • Etapa 3: manter uma distância de 25 centímetros entre o bico aplicador do produto e a superfície que vai receber a tinta spray;
  • Etapa 4: movimentar o spray ao longo de toda a superfície, com movimento de vai e vem. Isso evita que a tinta se acumule em único ponto e escorra;
  • Etapa 5: pintar em camadas. É normal que a primeira demão de tinta não cubra o material completamente. Nesse caso, é necessário esperar o tempo de secagem indicado no rótulo do produto para aplicar a segunda demão.

Leia também! Fixadores químicos: como e onde usar.

Dicas de DIY

A Ciser tem uma editoria para te inspirar a realizar projetos de DIY (Do It Yourself) e itens de decoração. São vários conteúdos para você fazer acontecer com as próprias mãos.

Precisando de um pouco de inspiração? Encontre dicas para projetos Do It Yourself.

Produtos mais vendidos na Ciser