Confira o passo a passo de como pintar com tinta spray e descubra toda a versatilidade e praticidade desse tipo de produto.

Já imaginou colorir, personalizar ou reparar os mais diversos tipos de objetos de forma rápida e prática? É exatamente esse o objetivo da tinta spray. Além de ser muito fácil de aplicar, a versão em spray possibilita espalhar o pigmento de modo uniforme, o que garante alta cobertura e um ótimo acabamento.

Outra vantagem da tinta spray é a sua versatilidade, afinal, ela pode ser aplicada em vários tipos de materiais, com diferentes efeitos. A seguir, conheça as suas principais aplicações e veja o passo a passo de como pintar com tinta spray.  

O que pintar com a tinta spray?

A tinta spray permite aplicação nos mais diversos objetos e superfícies, podendo ser utilizadas para projetos artesanais, itens de decoração, eletrodomésticos, móveis, brinquedos, bicicletas e muito mais.

Se você tem dúvidas sobre como pintar com tinta spray, saiba que ela pode ser utilizada em materiais como:

  • ferro;
  • aço;
  • alumínio;
  • e madeira.

Com toda essa versatilidade, as possibilidades são várias: você pode dar uma cara nova a um objeto de decoração, pintar os pés da mesa com uma cor diferente ou reparar uma geladeira mais antiga que já está com a pintura descascando.

Com um pouco de inspiração e criatividade, é possível transformar todos os ambientes da casa!

Além da pintura, alguns tipos de tinta spray possuem outras finalidades. Por exemplo, proteger contra a ferrugem — no caso da tinta spray com efeito metálico que também preserva contra a alta temperatura.

Por isso ela também é indicada para aplicação em objetivos e superfícies metálicas expostas ao calor. Sua camada protetora garante resistência a até 600°C. Assim, como para a pintura de rodas automotivas e escapamentos de motocicletas.

Confira um vídeo DIY de como pintar PVC com tinta spray e fazer um lindo cacto decorativo

Como pintar com tinta spray

Saber como pintar com tinta spray pode até ser simples e rápido, mas ainda assim é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Confira o passo a passo abaixo e entenda tudo o que precisa para seu projeto ser um sucesso!

1. Escolha a tinta spray ideal

Nem toda tinta spray serve para todos os tipos de superfícies. Por isso, o primeiro passo é escolher o tipo certo de tinta para o material que você deseja pintar. 

A tinta spray para uso geral costuma funcionar para uma boa parte dos objetos, mas se a sua necessidade for mais específica, como o efeito metálico ou resistência à altas temperaturas, é mais indicado utilizar tintas que proporcionem essas características.

 2. Prepare a superfície

Antes de aplicar a tinta spray, é essencial preparar a superfície a ser pintada. Para isso, é necessário eliminar a poeira, gordura e outros resíduos. Além de limpar, alguns materiais também devem ser lixados e receber uma camada de fundo de preparação. Dessa forma, você garante mais aderência da tinta e o acabamento fica melhor.

 3. Siga o modo de aplicação correto

Com a tinta spray certa e a superfície de aplicação preparada, você pode começar a seguir os seguintes passos:

  • Etapa 1: proteger o local onde será feita a aplicação, forrando o piso com jornais ou tecidos velhos;
  • Etapa 2: agitar bem o produto, garantindo que ele seja totalmente misturado para funcionar com a máxima eficácia;
  • Etapa 3: manter uma distância de 25 centímetros entre o bico aplicador do produto e a superfície que vai receber a tinta spray;
  • Etapa 4: movimentar o spray ao longo de toda a superfície, com movimento de vai e vem. Isso evita que a tinta se acumule em único ponto e escorra;
  • Etapa 5: pintar em camadas. É normal que a primeira demão de tinta não cubra o material completamente. Nesse caso, é necessário esperar o tempo de secagem indicado no rótulo do produto para aplicar a segunda demão.

Leia também! Fixadores químicos: como e onde usar.

 Nova linha de tintas spray da Ciser

A Ciser lançou uma linha completa de tintas spray para você garantir muito mais cor e personalidade em reformas, projetos de DIY (Do It Yourself) e itens de decoração. São mais de 40 cores disponíveis, com fácil aplicação e secagem rápida.

As tintas spray da Ciser oferecem performance acima da média, oferecendo um ótimo rendimento, sem deixar de garantir uma excelente cobertura. A linha traz opções para uso geral; com efeito metálico; para altas temperaturas e aplicações agrícolas. Conheça e transforme seus ambientes!

Precisando de um pouco de inspiração? Encontre dicas para projetos Do It Yourself.

Produtos mais vendidos na Ciser