Conheça as tendências que podem tornar as construções mais sustentáveis 

Em um mundo com graves problemas socioambientais, a sustentabilidade é cada vez mais discutida em diversos segmentos da sociedade. A preocupação com o meio ambiente torna consumidores mais conscientes, aumentando a demanda por produtos e empreendimentos mais responsáveis.

O setor de construção civil, como qualquer outra área, pode — e deve — reduzir os seus impactos negativos por meio da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis. Além de acompanhar as tendências de mercado, essa é uma forma de produzir com mais qualidade e economia.

Muitas empresas já estão investindo em novos formatos e produtos. Quer saber como ter empreendimentos mais responsáveis? Neste artigo falaremos sobre alguns exemplos e como aplicar o conceito de sustentabilidade na construção.

Telhados verdes

Os telhados verdes são uma solução que traz benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para quem ocupa ou reside nas propriedades. Isso porque a técnica arquitetônica aplica uma camada vegetal, com grama e plantas, sobre telhados impermeáveis. Dessa forma, cria um isolamento térmico e acústico ao mesmo tempo que valoriza a estética da construção.

Esse tipo de telhado torna a vida de moradores mais agradável e econômica. Ao manter o ambiente com temperaturas mais baixas, ele também reduz o gasto com a energia elétrica que seria necessária para refrigerar os espaços internos com ar condicionado, por exemplo.

Além disso, também é uma alternativa para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas, que pode ajudar a evitar problemas como enchentes. Os telhados verdes já são parte de vários empreendimentos que colhem os seus benefícios e ainda contam com espaços de lazer bastante agradáveis.

Energias renováveis

As energias renováveis — geradas a partir de recursos naturais capazes de se renovar em uma escala de tempo humana — são uma ótima opção para tornar construções mais sustentáveis. As energias solar e eólica, por exemplo, emitem muito menos gases de efeito estufa que as fósseis, e ainda são uma forma de reduzir custos no médio ou longo prazo.

Embora o valor para a instalação dos equipamentos ainda seja relativamente alto, o uso de energias renováveis valoriza os empreendimentos. Como essas alternativas trazem economia para o consumidor, adquirir um imóvel que as tenha acaba por ser mais vantajoso, mesmo que o valor seja um pouco maior inicialmente.

No mercado, já existem prédios que utilizam a iluminação natural de forma inteligente e também são equipados com painéis fotovoltaicos em seus telhados, miniturbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa que visam melhorar o consumo e a eficiência energética.

Gerenciamento de resíduos

Além de criar ambientes que tornem a vida diária mais sustentável, também é importante pensar no impactos do período da obra e como a equipe utiliza materiais e os destina. Os resíduos gerados pela construção civil, como areia, pedras, peças de aço, pedaços de madeira, tijolos e argamassa, ocupam grande parte do lixo produzido no mundo.

Por isso, é importante fazer um gerenciamento de resíduos eficiente, destinando os materiais descartados de forma correta. Para isso, todos os materiais que não forem utilizados devem ser armazenados para depois serem levados até aterros específicos ou locais de triagem.

Separar os resíduos é uma tarefa que deve ser feita do início ao fim do projeto e é importante por permitir que mais recursos sejam aproveitados, reduzindo a quantidade de lixo e os custos da coleta.

Reutilização de água

Apesar de ser o país que mais tem água doce no mundo com cerca de 12% das reservas mundiais de água doce do planeta —, o Brasil tem várias regiões em situação de estresse hídrico. Por isso, a reutilização da água é uma alternativa vantajosa para edificações residenciais e comerciais, que podem reaproveitar a água cinza, quem vem dos banhos, máquinas de lavar e pias, ou instalar sistemas de captação da água da chuva.

Também é possível reaproveitar a água nos canteiros de obras para fins não potáveis. Essa medida gera economia e reduz a produção de esgoto — o que é bastante importante em regiões que não contam com sistemas de tratamento. Para isso, é necessário ter uma infraestrutura hidráulica inteligente.

Uso da tecnologia

As tecnologias digitais fazem cada vez mais parte do dia a dia de pessoas e organizações. Novos dispositivos, softwares e sistemas oferecem muitas facilidades, serviços e até opções de lazer. Mas, além disso, novas tecnologias também podem ser grandes aliadas para tornar a construção civil mais sustentável. 

Por exemplo, com a impressão em 3D é possível construir com menos desperdício de material, mais rapidez e mais segurança para os trabalhadores. A internet das Coisas (IoT) é outra inovação que pode reduzir o impacto das construções. A tecnologia permite que máquinas monitorem canteiros de obras, coletando informações e prevendo falhas, e viabiliza a construção de casas inteligentes.

Também existem softwares capazes de otimizar a elaboração de projetos e o gerenciamento das etapas de uma obra, facilitando e tornando mais assertivo o cálculo dos materiais e o tempo necessário para finalização de um projeto.

Conheça 6 inovações que estão mudando a construção civil para melhor!

Todas as tendências citadas podem ser reunidas nos greenbuildings, edifícios — ou ambientes, no geral — construídos com processos sustentáveis e planejados para causar menos impactos em sua utilização. A ideia é não somente contribuir para a preservação do meio ambiente, mas oferecer mais qualidade de vida para os usuários.

Embora novos processos demandem planejamento e investimentos, adotá-los é fundamental para combater os problemas ambientais da atualidade e garantir qualidade de vida para as gerações futuras. Mas, além disso, construir de forma responsável também traz vantagens para os usuários, que terão mais conforto e menos gastos, e para os empreendimentos, que tendem a ser valorizados pelo mercado.

Neste artigo você soube como a sustentabilidade na construção civil é importante e conheceu algumas formas de aplicar e que é possível obter vantagens ao fazer uma construção sustentável. Quer saber mais sobre a realização de obras bem-sucedidas? Leia o artigo Ciser em grandes obras: conheça as 7 principais construções.

Produtos mais vendidos na Ciser