Quer levar a sustentabilidade para o dia a dia? Veja quais passos seguir para ter um painel de energia solar em casa.

As energias renováveis são geradas a partir de recursos naturais capazes de se renovar, como o sol, a água e o vento. Além de beneficiar o meio ambiente, elas são uma excelente alternativa para quem procura reduzir os gastos com eletricidade no médio e longo prazo.

Uma das opções mais utilizadas em residências e estabelecimentos comerciais são os painéis solares fotovoltaicos. Por demandar um investimento inicial, a energia solar já teve a fama de ser cara. No entanto, hoje ela é uma das fontes renováveis mais competitivas do Brasil — o retorno sobre o investimento pode ser obtido em entre 3 e 7 anos.

Se você quer ter uma vida mais ecológica e ainda economizar na conta de energia, veja um passo a passo para ter um painel solar fotovoltaico em casa e se prepare para colher os benefícios das fontes renováveis. Mas, antes disso, vamos falar sobre como funcionam as placas fotovoltaicas e explicar por que elas são vantajosas para o consumidor.

Como funcionam os painéis de energia solar

A energia solar é gerada pelo calor e pela luz do sol. Umas das principais ferramentas para produzi-la é o painel fotovoltaico, tecnologia capaz de captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica corrente contínua. Posteriormente essa energia é transformada em uma corrente compatível com a rede elétrica, a chamada corrente alternada.

A partir do procedimento um imóvel passa a ter acesso à energia fotovoltaica. Caso a energia gerada não seja toda consumida, a sobra vai para a rede da concessionária, que a repassa para outras residências e outros estabelecimentos. Quem produz a eletricidade ainda pode receber uma espécie de créditos para abater valores nas próximas faturas.

Além de economia financeira e menos impactos negativos para o meio ambiente, quem opta pelas renováveis ainda conta com equipamentos com um longo período de garantia e performance — os sistemas têm, em média, 20 anos de garantia. No dia a dia, a energia solar pode ser usada em lâmpadas, aparelhos domésticos, aquecimento de água, eletrificação de cercas, recargas de aparelhos e assim por diante.

Conheça outras tendências que tornam a construção civil mais sustentável.

Agora que você já entende como funcionam os painéis solares e conhece as vantagens de tê-los em casa, veja o passo a passo para fazer a instalação desses equipamentos com segurança e sem preocupações.

Como ter um painel de energia solar em casa

Antes de comprar materiais e contratar profissionais é importante estudar as suas necessidades, o seu espaço e se planejar. Há algumas etapas fundamentais para passar por todo o processo sem ter dores de cabeça. Saiba quais são elas a seguir.

1. Identifique o melhor local para a instalação

O primeiro passo para começar o seu projeto é avaliar o espaço disponível e identificar o melhor local para instalação das placas fotovoltaicas. É comum que elas sejam instaladas nos telhados, por isso é preciso examinar o material usado para a cobertura do estabelecimento — as melhores opções são telhas fibrocimento, metálicas, de barro e concreto, que são mais resistentes.

Em coberturas planas, como telhas pré fabricadas em concreto ou lajes, há mais flexibilidade para fazer a fixação, o que facilita bastante o processo. Confira se a estrutura física do local é adequada para suportar os materiais e se há algum tipo de interferência durante o dia, como sombras.

2. Saiba quanta energia precisa ser gerada

Embora a lógica da geração de energia a partir da luz do sol seja a mesma, os sistemas fotovoltaicos variam de acordo com as necessidades de cada consumidor. Por isso, é importante saber a quantidade de energia que você consome.

Pegue as suas contas de luz, calcule o consumo do último ano em e divida o montante por 12. Com esse valor em mãos será possível encontrar um sistema ideal para o seu consumo, com a quantidade certa de placas solares e de demais materiais. Nesse momento, você deve entrar em contato com profissionais que dimensionarão projetos para atender às suas necessidades e pedir orçamentos.

3. Avalie o payback do investimento

A palavra payback significa “retorno” em português. Ela nomeia uma técnica utilizada para analisar o prazo do retorno do investimento em um projeto. Quando falamos de energia solar, o payback é o tempo em que o valor gasto com a compra e a instalação dos painéis fotovoltaicos será recuperado — isso acontece graças à redução da conta de luz.

Avaliar o payback é uma forma de se organizar financeiramente e garantir que o investimento valerá a pena. Como um sistema fotovoltaico tem vida útil de mais de 25 anos, ele pode ajudar a economizar bastante com a conta de luz, retornado ao usuário o valor gasto com materiais e instalação tranquilamente.

Para a instalação é preciso adquirir um kit de energia solar, que inclui painéis fotovoltaicos, inversor solar, estrutura de fixação, cabos, conectores e ferramentas e materiais elétricos comuns, que podem ser encontrados em lojas especializadas.

O custo total dos materiais, da instalação e da homologação na concessionária de energia elétrica — procedimento necessário para conectar o sistema de energia solar à rede — pode ficar entre R$ 10.673,36 e R$ 52.240,00. Esse valor varia de acordo com o sistema escolhido, que pode ter uma quantidade maior de placas voltaicas.

4. Escolha uma empresa especializada

Depois de fazer orçamentos e avaliar o payback, você deve escolher a empresa que fará a instalação do seu sistema fotovoltaico. Procure organizações reconhecidas no mercado. Quando você encontrar o parceiro ideal e aprovar os valores do projeto, uma equipe técnica fará uma visita no local em que as placas ficarão e dará início à implantação.

5. Faça a homologação da sua microgeração de energia solar

A homologação da energia solar é uma das etapas que trazem mais dúvidas aos consumidores. No entanto, ela é mais simples do que parece. Para cumpri-la é preciso solicitar à concessionária de energia, antes que a instalação seja iniciada, a conexão do sistema fotovoltaico e enviar o projeto para análise.

Quando o projeto for aprovado, você terá 120 dias para fazer a compra e a instalação do sistema de energia solar e solicitar a vistoria da distribuidora de energia. Após a instalação um técnico fará a vistoria e um relatório que será encaminhado à concessionária. O projeto será regularizado e, por fim, em uma nova visita técnica a concessionária vai autorizar a ligação do sistema e trocar o seu relógio por um medidor bidirecional.

Seguindo o nosso passo a passo você poderá ter geradores de energia limpa com segurança e sem ter dores de cabeça. Para o sucesso do projeto, porém, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa de confiança e com materiais de qualidade.

Quer colher todos os benefícios de um painel de energia solar? Conheça a linha de fixadores para energia solar Ciser.

Entenda tudo sobre a RN 482