Confira nossa lista completa de produtos de fixação para a construção civil que não podem faltar na sua obra ou reforma.

Em 2021, a construção civil teve o maior crescimento em dez anos, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). E, o cenário se mantém otimista para os próximos anos. Diante dessa ascensão no mercado, aumenta também a exigência por produtos de qualidade e de confiança. 

Desde 1959, a Ciser faz parte dessa evolução, acompanhando as tecnologias, tendências e selecionando os produtos para a construção de grandes obras nacionais: aeroportos internacionais, estádios de futebol, ferrovias, pontes e muito mais.

Bem, escolher a marca correta é fácil. Mas, cada tipo de material e superfície exige um tipo de fixador diferente. Você sabe quais são os produtos para a construção civil que não podem faltar na obra?

Conheça agora os principais fixadores e materiais utilizados no setor! 

Parafusos para construção civil

Não poderiam faltar em nossa lista. O parafuso é, obviamente, fundamental em praticamente todos os estilos de construção – e não seria diferente na construção civil. Mas, surge a dúvida: dentre os diversos tipos, qual escolher?

 1. Parafuso auto atarraxante/soberba

É pontiagudo e possui rosca mais fina e cortante. É muito usado como parafuso para madeira, pois, muitas vezes, dispensa um furo prévio na peça em que será aplicado.

Como produto de construção civil, é indicado para fixar chapas metálicas e pode ser aplicado com buchas de nylon em paredes de alvenaria, concreto e drywall. O tipo de substrato ou material onde o parafuso será aplicado é que determinará qual perfil de rosca é o mais indicado para cada situação

2. Parafuso telha

O nome é autoexplicativo. O parafuso telha faz a fixação e, acompanhado da arruela de vedação, evita a infiltração da água. Sendo assim, é utilizado, principalmente, na instalação de telhados e coberturas. É importante ressaltar também que o tipo de terça onde a telha será fixada determinará qual parafuso é o mais indicado, sendo as terças de madeira, metal ou concreto, as mais comuns. 

 3. Parafuso francês

Tem cabeça abaulada – levemente arredondada – e a seção quadrada no pescoço, permitindo travar o parafuso quando ele é aplicado em furos quadrados ou até redondos.  Nesse último caso, somente quando fixado em madeira. O aperto do parafuso sempre se dará por meio da utilização de uma porca.  

Os parafusos franceses têm diversas aplicações e podem ser utilizados na construção de pontes, portões e etc.

 4. Parafuso com rosca máquina

Possui esse nome, pois o seu uso é comum em maquinários, mas também é muito usado para fazer montagens entre peças metálicas finas. Os parafusos com rosca máquina, geralmente, possuem fenda Simples ou Phillips, e podem ser aplicados diretamente em furo roscado ou fixado com porca.  

5. Parafuso sextavado

É um dos produtos de construção civil mais conhecidos e utilizados. Com cabeça de 6 faces (daí o nome), o sextavado tem diversas finalidades: é muito usado em construções e reparos e pode ser encontrado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.

6.  Parafuso Sextavado Interno

O parafuso sextavado interno é amplamente utilizado pelas indústrias, nos motores de máquinas que trabalham na construção civil. Normalmente, apresentam classes de resistência superiores aos demais parafusos.

Anéis de fixação

 7. Arruelas lisas

Servem para nivelar e aumentar a área de apoio em superfícies irregulares e, assim, melhorar a fixação de parafusos e porcas. Além disso, também ajudam a evitar a deformação ou o desgaste das peças unidas e a diminuir o afrouxamento, mesmo após diversas vibrações

Veja mais: “Porcas e arruelas: quais os principais tipos de aplicação?

8. Porcas sextavadas

Fazem a montagem e fixação definitiva ou temporária. Ou seja, que pode ser desfeita a qualquer momento. Normalmente, são utilizadas em conjunto com parafusos (fendados/sextavados), rosca máquina, parafusos passantes (não auto atarraxantes), barras roscadas e muito mais, além de estarem presentes nos chumbadores Parabolt. São produtos muito utilizados em todas as fases da construção civil.  

Chumbadores mecânicos

9. Chumbador Parabolt (com expansão)

O Parabolt é formado por uma haste roscada, com arruela e porca, coberto por uma capa (conhecida como jaqueta) e um cone.

Após inserido no furo, o aplicador deve apertar a porca, fazendo com que o cone suba e expanda a jaqueta, fixando o produto por atrito e apresentando um ponto de ancoragem.

É utilizado na construção civil, em geral, para instalações de:

  • batentes;
  • grades;
  • portões;
  • toldos;
  • mezaninos;
  • escadas;
  • e mais, oferecendo uma alta resistência mecânica.

10. Chumbador Concrete Bolt (não expansivo)

É uma peça única com rosca, semelhante a um parafuso. O chumbador Concrete Bolt também é inserido no furo e aplicado por torque. Porém, possui elevada dureza superficial e é capaz de laminar os fios de rosca no concreto, distribuindo a carga de ancoragem ao longo de todo o corpo roscado embutido.

Além disso, dispensa o uso de qualquer tipo de bucha. Produto indicado para fixações de equipamentos elétricos, suspensão de tubulações e aplicações leves ou médias, em geral.

  1. Chumbador CBC com parafuso

Chumbador mecânico expansivo, composto por parafuso, jaqueta, cone, porca e arruela. Realiza a fixação por meio de expansão da jaqueta, feita pelo deslocamento do cone no corpo do parafuso;

  1. Chumbador CBC com Prisioneiro

Chumbador mecânico expansivo, composto por prisioneiro, porca, arruela, jaqueta e cone. Faz a fixação por meio de expansão da jaqueta, promovida pelo deslocamento do cone no corpo da haste.

Fixadores químicos de construção civil

 13. Espuma Expansiva 

A Espuma Expansiva Ciser tem o objetivo de vedar e selar espaços durante a obra. Esse produto também pode ser usado para fixação de aparelhos de ar condicionado, por exemplo, e para o isolamento térmico e acústico de alguns ambientes.  

14. Adesivo e Selante Híbrido

O adesivo e selante híbrido é um produto versátil e de alto rendimento que pode ser facilmente aplicado em ambientes internos e externos e até mesmo em baixas temperaturas e lugares úmidos. A adesão e a resistência são as duas características principais do fixador.

Outros elementos de fixação da construção civil

15. Buchas de nylon

São responsáveis por garantir a fixação dos parafusos em paredes de alvenaria. Devido ao fato do nylon ser um material flexível, as buchas se expandem e se fixam na parede à medida que o parafuso é rosqueado.

Veja mais: “9 diferentes tipos de buchas e suas aplicações

16. Barras roscadas

O produto, como o nome já indica, é semelhante a um parafuso passante sem a cabeça: ou seja, uma barra de metal com rosca que permite a inserção de porcas por ambos os lados. São utilizadas na sustentação de luminárias, instalação de eletrocalhas e muito mais.

 17. Rebites

Um clássico dos materiais de construção civil. O rebite é um material de construção civil resistente selecionado para a união permanente de duas peças – isto é, uma fixação que não deverá ser desfeita – e, por isso, é principalmente utilizado para unir chapas de metal.

Rebites Ciser em diferentes cores

Os rebites Ciser são feitos com alto padrão de qualidade

Inovação em produtos e materiais de construção civil

Qual é o futuro do segmento? Qual o futuro para comércios de material de construção de pequeno e grande porte? Nos próximos 5 ou 10 anos, ainda estaremos utilizando os mesmos materiais de construção civil?

A resposta é sim… a curto e médio prazo. Os produtos citados, ao lado das tradicionais argamassa e concreto, continuarão sendo fundamentais em grandes obras por décadas.

Afinal, o cimento é, por exemplo, uma matéria-prima essencial para o segmento. Mas, com a chegada da Indústria 4.0 e de todas as tecnologias envolvidas, o segmento está passando por uma verdadeira transformação e a venda e compra de materiais de construção também será impactada.

Apesar de ser obtida a partir de pesquisas e investimentos e ter um caráter futurista, a inovação já pode ser vista hoje: com o auxílio de impressoras 3D,  por exemplo, já é possível erguer uma casa em menos de 24 horas!

Do escritório de engenharia ao canteiro de obras, as inovações trazem oportunidades incríveis para quem trabalha com construção civil, mas você precisa ficar atento.

Veja bem: se o uso de impressão 3D tornar-se um ponto-chave para a construção civil, utilizando materiais que combinam cimento e fibra de vidro, você deverá utilizar diferentes tipos de parafusos. O mercado evolui constantemente e se adapta às próprias mudanças.

Quer ficar por dentro das principais novidades? Baixe nosso ebook e saiba mais!

Produtos mais vendidos na Ciser