Acompanhe as novidades do mercado de materiais de construção e melhore as suas vendas!

Após a recessão econômica que atingiu o Brasil em 2015, o setor de materiais de construção começou a se recuperar e tudo indica que o varejo terá um cenário ainda mais promissor nos próximos anos.

De acordo com uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo deve ter um crescimento de 4,6% no volume de vendas em 2019. Em 2020, a projeção também é positiva: as vendas devem ter um aumento de 5,3%.

Isso significa que as lojas de material de construção poderão encontrar mais oportunidades, mas, para aproveitá-las, crescer e gerar mais receita é importante acompanhar a evolução do mercado.

Quer conhecer as tendências do setor para estar à altura da concorrência e oferecer os melhores produtos e serviços? Neste artigo, conheça 4 tendências de vendas para adotar em sua loja de material de construção.

 1. Materiais básicos e estruturais

Embora novas tecnologias surjam a todo momento e acompanhá-las seja fundamental para se manter firme no mercado e oferecer os melhores produtos —, uma empresa não deve deixar de dar atenção a materiais básicos e estruturais.

Alexandre Kendi, associado do Sincomavi e diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura, listou os materiais mais vendidos em sua loja em 2018. Os produtos mais procurados foram:

  • primeiro lugar: cimento, areia, tijolos, telhas e argamassas;
  • segundo lugar: pisos, revestimentos e porcelanatos;
  • terceiro lugar: tintas.

Escolher bem os produtos que serão ofertados é fundamental para garantir o sucesso de uma loja de materiais. Por isso, não deixe de ter os mais procurados pelo público em seu estoque.

É claro que é possível inovar nos produtos, mesmo que eles sejam mais tradicionais. Peças com materiais mais resistentes e ecológicos, por exemplo, podem atrair mais compradores e melhorar a imagem da marca, mas vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

2. Produtos mais sustentáveis

A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido. Hoje, já enfrentamos graves problemas socioambientais, por isso muitos consumidores valorizam produtos e serviços que causam menos impactos ao meio ambiente.

Um exemplo bem comum são as lâmpadas de LED, que são 80% mais econômicas que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes. Além de reduzirem o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta de luz, elas ainda não são tóxicas e têm grande parte de seus componentes recicláveis.

Muitas pessoas já procuram esse produto como uma alternativa às lâmpadas tradicionais. Produtos reciclados e com materiais ecológicos em sua composição também são cada vez mais procurados — inclusive os básicos e estruturais, sobre os quais falamos no tópico anterior. 

Tijolos ecológicos, feitos a partir do reaproveitamento de resíduos ou com encaixe que dispensa o uso de argamassa, são outro exemplo de alternativa para quem quer construir de forma mais sustentável. Atualmente, vários produtos estão sendo desenvolvidos nesse sentido, como telhas e cimentos ecológicos.

3. Materiais mais tecnológicos

As tecnologias digitais já fazem parte de nosso dia a dia, e a tendência é que esse uso só aumente. Os materiais de construção mais tecnológicos tendem a ser cada vez mais procurados por apresentarem um bom desempenho. Contrapiso autonivelante, vidros inteligentes e concreto bioreceptivo ou bioconcreto são algumas opções de materiais bastante inovadores, que se tornam mais eficientes com o  uso da tecnologia.

Hoje, há diversas tecnologias que permitem o desenvolvimento de bons materiais, capazes de entregar mais valor aos clientes. As impressoras 3D, o Big Data, a Inteligência Artificial (IA) e a nanotecnologia são algumas delas. 

A nanotecnologia é a manipulação da matéria em escala atômica e molecular, a uma escala abaixo de 100 nanômetros. Com ela, é possível elaborar estruturas mais estáveis, seguras e duráveis. 

Conheça o sistema Nanotec, desenvolvido pela Ciser, que confere aos produtos da indústria de fixadores um acabamento da superfície com maior qualidade, estética superior e redução nos impactos ao meio ambiente.

4. Inovações no processo de vendas

As pessoas não querem apenas adquirir produtos, mas fazer isso com conforto, agilidade e praticidade. Por isso, é preciso inovar no processo de vendas, oferecendo bons preços e condições e boas experiências para o cliente. Para isso, as soluções digitais podem ser grandes aliadas.

Estar na internet se tornou uma necessidade, pois é no ambiente online que muitas pessoas fazem pesquisas, tiram dúvidas, fazem avaliações e entram em contato com as organizações. Ter um canal de comunicação eficiente com o público, que viabilize um bom atendimento ao cliente, é fundamental nesse contexto.

Mas, além disso, é possível contar com a tecnologia para melhorar a experiência do consumidor dentro do próprio ponto de venda. Uma forma de aprimorar o processo de vendas com o auxílio da tecnologia é usar, nas lojas, telas para exibir produtos e promoções, vitrines interativas ou contar com métodos para agilizar o processo de compra — como aplicativos e QR codes.

E você, como lojista, pode avaliar todas as opções, selecionar as com melhor custo-benefício e escolher de acordo com o perfil do seu cliente.

Como você pôde perceber, a evolução da tecnologia trouxe grandes mudanças para o varejo. Chegamos à era do Varejo 4.0, que transforma muitos dos processos de venda, aperfeiçoando o relacionamento com o cliente e a experiência do consumidor.

O crescimento do número de vendas no varejo indica que as lojas de materiais de construção terão mais oportunidades pela frente. Se você quer se destacar entre a concorrência e conquistar o seu público, é importante conhecer as tendências do setor e saber como usá-las em seu negócio.

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